Secom/PMU

Nesta quarta-feira (16) será a vez dos alunos da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro participarem do Projeto Sementinha – Turminha do meio ambiente. Na ação, as crianças aprendem um pouco mais sobre a importância dos cuidados do solo de forma teoria e prática. O objetivo é despertar e promover a consciência ambiental entre os participantes.

“São atividades assim, cujo trabalho é feito de diferentes formas com as crianças, que conseguimos promover a educação ambiental com sucesso. Falar sobre o meio ambiente é fundamental para termos um futuro melhor”, disse a diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Lorena Crepaldi.

Atividades

Na primeira atividade, os alunos serão questionados sobre o que acham que existe sob o chão que pisamos. Após um debate, eles deverão fazer desenhos para registrarem as ideias que tiveram. Posteriormente, esses materiais serão expostos em um moral na escola.

Durante a segunda etapa, será mostrada aos participantes a diferença entre uma área arborizada e uma área sem a cobertura vegetal. Além disso, por meio de técnicas utilizando garrafas pet, água e terra, serão demonstrados os efeitos da erosão no solo. Ao final dessa dinâmica, será entregue uma cartilha educativa para a fixação de todo o conhecimento passado nas atividades anteriores.

Já o terceiro momento da atividade os alunos terão contato direto com o solo, quando irão plantar mudas de frutíferas nos canteiros da escola.

Programação contínua

Essa será a terceira edição do projeto em instituições da rede municipal de ensino neste mês. A ação deverá ser expandida para outras instituições. Antes de passar pela E.M. Hilda Leão Carneiro, a iniciativa também esteve na E.M. Eugênio Pimentel Arantes, no dia 4 de maio e na E. M Irene Monteiro Jorge, no dia 9 de maio.

1