Secom/PMU

Quase dois meses após o prefeito Odelmo Leão assinar a ordem de serviço para a retomada imediata das obras da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Canaã, a construção segue em fase avançada e mais de 50% da obras já está concluída. A edificação irá beneficiar diretamente 250 famílias do setor Oeste de Uberlândia a partir do próximo ano.

Responsável pela supervisão do serviço, a Secretaria Municipal de Obras realiza vistorias periódicas para verificar o andamento da obra. Segundo o secretário da pasta, Norberto Nunes, o local passou primeiro por uma limpeza. “O local todo passou por uma grande higienização, já que a construção ficou parada por muito tempo. Depois, optamos por colocar os portões nas duas entradas, na avenida Jericó e a rua Queila, para garantir a segurança dos materiais utilizados na obra”, afirmou.

Além dos portões e do alambrado, a rampa de acessibilidade e a estrutura da escada já estão em processo de instalação. As muretas foram rebocadas, o muro recebeu o impermeabilizante e a pintura já foi iniciada. Partes das pastilhas da fachada foram instaladas, trabalho que deve ser finalizado nos próximos dias.

A estrutura

O local tem estrutura para quatro salas de aula, além da sala multiuso, parquinho, banheiros, parte administrativa, lavanderia e cantina. Estima-se que 250 famílias do setor Oeste de Uberlândia serão diretamente beneficiadas a partir do próximo ano a partir da conclusão da obras.

Para os próximos dias, a parte elétrica será executada, além da fiação e a finalização do reservatório de água. Mesmo com o piso instalado, será necessário acrescentar parte do assoalho que falta. As telhas serão instaladas e a parede de tijolo vazado será finalizada até o fim de abril.

Investimento nas crianças

A unidade começou a ser construída com recursos da União, mas, devido à paralisação dos serviços em 2015, os repasses feitos pelo governo federal foram suspensos. Agora, o investimento para a finalização do projeto será de R$456 mil, oriundo de orçamento municipal vinculado à Secretaria Municipal de Educação.