Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal vai levar 35 alunos de Administração Pública a 13 municípios mineiros no mês de julho
A terceira edição do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) da Fundação João Pinheiro (FJP), programada para julho, irá enviar 35 alunos do curso de graduação em Administração Pública (Csap) a 13 cidades, localizadas em sete Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Desta vez, o projeto, que já passou por sete prefeituras desde 2016, irá contemplar os municípios de Bom Despacho e Oliveira (Oeste); Capitólio (Sudoeste); Conselheiro Lafaiete (Vertentes); Itamarandiba (Alto Jequitinhonha); Itumirim (Sul); Machacalis (Mucuri); Rubelita (Norte); e Mateus Leme, Moeda, Nova Era, Nova União e Ribeirão das Neves (Metropolitano).
Estado brasileiro com maior número de municípios (853), segundo em quantidade de habitantes (20 milhões) e quarto em área territorial (586.522 km²), Minas Gerais é um retrato de diversidade cultural, econômica e social. Nas palavras de Guimarães Rosa, “Minas são muitas. Porém poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”.
Buscando, então, compreender essas diferentes particularidades e contribuir para atenuar as desigualdades regionais, o Prinagem possibilita que os estudantes vivenciem a realidade de municípios que apresentam características bastante distintas e que coloquem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
“O desenvolvimento do Prinagem visa proporcionar aos discentes experiência de atuação juntos às administrações municipais, assessorando tecnicamente os municípios em áreas como planejamento, elaboração, gestão, monitoramento e avaliação de projetos”, explica o presidente da Fundação João Pinheiro, Roberto Nascimento.
“Com isso, poderão ser alcançados alguns dos objetivos específicos constantes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e contemplados no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), como promover e fomentar iniciativas de capacitação para os gestores municipais e aprimorar os canais de comunicação e da consolidação e compartilhamento de informações municipais”, completa Nascimento.