Foto: Comunicação/Sedesth PMU

Na tarde de quinta-feira (04), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), numa reunião com agentes da Vigilância Sanitária, representantes do Ministério Público, de entidades assistenciais e do Terminal Rodoviário Presidente Castelo Branco discutiu a problemática da população de rua na cidade. O objetivo foi orientar e discutir ações que garantam melhorias no atendimento à população de rua na cidade. Cada representante pôde explicar o trabalho desenvolvido e foram orientados sobre a utilização correta do espaço público, assim como foi esclarecido quais leis devem ser cumpridas.

Contato permanente

O encontro foi parte de reuniões realizadas com a intenção de melhorar o atendimento às pessoas que vivem nas ruas. “Trata-se do envolvimento de diversas instituições ligadas diretamente a esse assunto. Tanto Polícia Militar e Corpo de Bombeiros quanto Ministério Público e Município podem, assim, organizar locais, horários e formas de atendimento à essa população. Por meio da vigilância, trouxemos ainda o conhecimento técnico para que todo esse trabalho seja padronizado”, disse o promotor Geney Randro.
Segundo a coordenadora de Alimentos da Vigilância Sanitária, Janice Aparecida Ferreira, o esclarecimento sobre o manuseio e armazenamento do alimento é imprescindível. “Viemos informar sobre o nosso trabalho e, sobretudo, dar orientações para esses grupos que muitas vezes levam comida a quem tanto precisa”, contou.
Para o representante do Centro Espírita Obreiros do Bem, Cláudio Alves Pereira, a reunião foi esclarecedora. “As informações foram muito bem-vindas para que possamos nos organizar. Uberlândia está repleta de pessoas com boas intenções, mas a ajuda precisa acontecer de modo organizado. Assim conseguiremos distribuir melhor as atividades desenvolvidas, evitando desperdícios e sujeira”, afirmou.
Esta foi a 4ª reunião entre Município, Ministério Público e representantes de entidades assistenciais realizada na prefeitura. Para Iracema Barbosa Marques, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, as ações só terão sucesso se o trabalho for feito de forma integrada.