Cleiton Borges – Secom PMU

O palco já está lustrado. As poltronas estão aspiradas. Os bailarinos repassam com cuidado os movimentos. Esse é o cenário que compõe o Teatro Municipal, pronto para testemunhar mais uma importante página da história da cultura da cidade. Na noite desta terça-feira (16), o espaço sediará, a partir das 20h, a abertura oficial da 26ª edição do Festival de Dança do Triângulo. A entrada é gratuita a toda comunidade e a programação completa pode ser conferida aqui.

Ao longo da tarde, a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, esteve no local para se certificar que todos os detalhes estarão impecáveis para a grande noite. “Tivemos um grande envolvimento de toda classe artística e de todos os servidores ao longo dos últimos meses. Tem tudo para ser uma das edições mais emocionantes do festival. Esperamos que apopulação prestigie e aproveite cada atração”, destacou.
Às 20h, haverá uma apresentação da Udi Jazz Big Band. Depois, começará a solenidade de abertura. A noite será encerrada com o espetáculo Pretérito Imperfeito, protagonizado pela prestigiada Companhia Mimulus, de Belo Horizonte.Enquanto coordenava o último ensaio, o diretor do grupo, Jomar Mesquita, relembrava com carinho a primeira vez que participou do festival, em 1995.

“Naquela época, estivemos aqui como um embrião desta companhia que se formou. Tanto tempo depois, sermos convidados para abrir o evento, é uma honra muito grande. Para a gente é imensamente significativo estar em um festival como esse, de tanta qualidade e tradição”, destacou.
Apesar de ser aberto ao público, é recomendável que os interessados cheguem com antecedência, a fim de garantir a entrada. Como o local está sujeito a lotação, basta ir à bilheteria do teatro e retirar os ingressos.
Nesta edição, uma novidade foi pensada em prol das pessoas com deficiência visual. O Teatro Municipal contará, ao longo de todos os dias de evento, com o serviçodeaudiodescriçãoem tempo real. A tecnologia implantada em uma das salas do local democratiza a arte ao atender até 30 pessoas por espetáculo.

PROGRAMAÇÃO

16/10
Foyer: abertura oficial – Udi Jazz Big Band (20h)
Mostra convidada – Companhia Mimulus (Belo Horizonte)
Espetáculo: Pretérito Impefeito
Local: Teatro Municipal de Uberlândia

17/10
Palco livre – Pratic Center do Terminal Central (17h30)
Teatro Municipal (20h)
Mostra de espetáculo: Grupo Divinadança (SP)
Espetáculo: Estranho lugar
Mostras profissional e amadora: Academia Ritmo DS
Coreografia: Samba no morro

18/10
Palco livre – praça Clarimundo Carneiro (17h30)
Teatro Municipal
Foyer: Grupo Kaleidoscópio (19h30)
Mostra amadora
Mostra de espetáculo: Nalini Cia de Dança (GO) – 20h50
Espetáculo: Um mero deleite

19/10
Palco livre – Uberlândia Shopping (17h30)
Teatro Municipal
Foyer: Gajhab Grupo de Dança (19h30)
Mostra de espetáculo: Cia Pariz Arte em Dança (SP) – 20h
Espetáculo: Triunfal
Mostras profissional e amadora: Strondum (20h40)
Coreografia: QSEqueda

20/10
Mostra infantil (16h)
Mostra profissional e amadora com a Cia Marzuq de Danças Árabes, com a coreografia Maktub; Kelly Allek Cia de Dança, com a coreografia Nujum AL Shark; Dançando com a Vida, com a coreografia Ponto X.
Local: Teatro Municipal de Uberlândia

21/10
Noite de encerramento
Foyer: Samuel Borges (19h30)
Mostra convidada: Cia Ballet Jovem de Minas Gerais (Belo Horizonte) – 20h30
Espetáculo: “Notório” e “Ritos”
Local: Teatro Municipal de Uberlândia

Entrada franca!