Marília Alves Cunha – Educadora e escritora
Alguns ainda teimam em achar que está tudo certo ou preferem se enganar. Para muitos estamos em plena democracia, mesmo estando muito perto na história os tristes acontecimentos que trouxeram Lula ao poder, depois de um golpe que é o pai de todos os outros que vêm sendo dados sistematicamente.
Os escândalos não param de acontecer, uns atrás dos outros. São muitos, são grandes, envolvem velhinhos sendo roubados, envolvem banco que cresceu de um dia para outro, beneficiado por poderosos que pegaram também o seu quinhão, envolvem famílias de altas autoridades, envolvem estatais que voltaram a ter números negativos com a volta de Lula ao poder. Envolvem um emaranhado de pessoas, todas voltadas, exclusivamente, a roubar o Brasil, a roubar o povo brasileiro, a continuar a série histórica de corrupção que por muitos anos manchou o nosso país. O Brasil não está dando certo, os números não mentem. E vai ficar pior ainda, com um governo que só se preocupa em esmagar o povo com altos e inúmeros impostos que, na realidade, não servem ao povo e nem quero imaginar para o que servirão… O Brasil arrecadou muito, mas tem gastado muito mal, tem abandonado o que é importante para uma nação. A impressão que temos é que o dinheiro dos impostos apenas serve para que o governante sirva aos seus e aos aliados. A imprensa tradicional, a grande mídia faz a festa , aplaudindo os abusos, apoiando histericamente as mentiras. As redes sociais são a única fonte confiável para que o povo brasileiro não fique completamente afastado das notícias de seu país. Por isto mesmo Lula repete sempre: a regulação das redes sociais é prioridade do governo. O nome certo para isto é censura…
Investigar os poderosos no Brasil tornou-se impossível e até desnecessário. O denunciante acaba sendo preso, mesmo que esteja coberto de provas e de razão. Ou, ainda, torna-se um exilado. Os depoentes e testemunhas da CPMI do INSS são presenteados com uma torrente de Habeas Corpus, decisões da Suprema Corte afastam a Comissão de documentos importantes que poderiam ajudar na elucidação dos crimes. Tem muita gente comparecendo apenas para tomar uns goles de água e café, fazer cara de paisagem e dizer que prefere manter o silêncio. A proteção ao escândalo do Banco Master e seus sinistros personagens, parece estar também garantida, infelizmente. É uma coisa tão vergonhosa, tão sem desculpas, tão imorais e inescrupulosas que custamos a acreditar estejam acontecendo. Como deixamos as coisas chegarem a este ponto? Como deixamos que o crime se normalizasse e se estendesse a tal ponto que hoje, desacreditamos das autoridades e tudo fica por isto mesmo? Tudo sob sigilo máximo, não há explicações a dar, o povo que se dane…
Gosto muito, tenho necessidade premente de pegar o celular e catar o que gente honesta, responsável, conhecedora do direito e seus princípios dizem, com conhecimento de causa. É muito bom ver que ainda tem gente esforçando-se pra disseminar a verdade que tem sido tão ignorada neste país, ou completamente distorcida. Dia desses, li esta preciosidade: “Se qualquer um de nós é julgado no Brasil pelo que o juiz acha que é uma ameaça à democracia ou pelo que o juiz acha que é discurso de ódio, ou que o juiz acha que é verdade ou inverdade, eu não estou subordinado à objetividade da lei, mas à interpretação subjetiva, falível de alguém, de uma autoridade que detém o poder.” Bonito, né?
Bem, final de ano aproximando-se e um pedido a Deus: que o Brasil se restabeleça de tanta pancada, que volte a ser um país de futuro, que o brasileiro não desista nunca de viver em paz e sob o signo da prosperidade, da ordem e da justiça. Uma coisa mais: que Bolsonaro possa passar o Natal com a família e ter um 2026 tranquilo. Se culpa ele tem de alguma coisa que ainda não foi demonstrada, já purgou todas elas e merece viver em paz. Foi um grande presidente, é um grande líder e não merece em absoluto o inferno que lhe prepararam.