Ivan Santos – Jornalista

O ex-presidente Jair Bolsonaro, mais conhecido entre seus admiradores como Capitão Mito, mesmo declarado inelegível até 2030, não para de fazer politicagem nas redes sociais.
O Jornal Folha de São Paulo escalou observadores para observarem as publicações feitas pelo Mito nas redes sociais que ele comanda. DE quais foram os destaques: muitas fakes News (informações falsas), distorção da realidade política, ataques à imprensa tradicional e preocupação com os yanomamis para desgastar o governo do presidente Lula, mentiras abundantes e propostas políticas vazias. Nas últimas postagens o Mito convida seus seguidores e os brasileiros em geral para uma manifestação a seu favor na Praia de Copacabana (RJ) amanhã, dia 21 de abril.
Segundo a Folha, no último domingo (14) uma das contas do Mito publicou um vídeo no qual um homem que diz ser ex-integrante do PCC afirma ter sido instruído, assim como outros membros da facção criminosa a votar no presidente Lula (PT) na ultima eleição. Mentira pura, mas é esse tipo de informação que o Time do Mito defende nas redes sociais para confundir e manter uma luta política contra a esquerda, contra os comunistas e contra criminosos organizados com a ajuda de Deus e do Espírito Santo.
As postagens do Mito também apresentam o Supremo Tribunal Federal (STF) como uma Organização do Mal e o ministro Alexandre de Morais como inimigo público Número 1. Morais entende que propaganda mentirosa nas redes sociais faz mal ao Brasil e os Brasileiros. O Time do Mito defende ampla liberdade para que os políticos da direita possam dar opinião falsa ou verdadeira como quiseram.
Quando presidente, o Mito defendeu que os indígenas deviam se integrar a sociedade tradicional brasileira e deixarem a floresta. Agora, para desgastar o Governo de Lula o Mito divulgou nas suas Redes um vídeo com supostas imagens de miséria dos índios yanomamis que estariam abandonados sem assistência nenhuma e pediu a seus seguidores para que repassassem as imagens.
O Mito divulga tudo que na opinião dele desgasta o Governo de Lula. Um dos temas recentes foi a guerra entre Israel e Hamas. O Mito usa de muita desinformação com mentiras para jogar defensores de Israel contra Lula. No momento o Mito defende o bilionário Elon Musk que se queixou publicamente da Justiça do Brasil e do ministro Alexandre de Morais. O Mito defende o bilionário.
Além de postagens com conteúdo falso, as redes de Bolsonaro divulgam muitas mentiras identificadas pelo Site boato.org. Numa delas destacou-se uma informação, segundo a qual, o presidente Lula ganhou um carro zero quilômetro de uma empresa chinesa. A Agência Lupa checou a informação e concluiu que era mentira.
É esse tipo de informação falsa, mentirosa, que o ministro Alexandre de Morais que que acabe em todas as redes sociais. Os brasileiros merecem receber informações verdadeiras e não mentirosas. Esta determinação vale para todos, lulistas e bolsonaristas, inclusive.