ostra será aberta às 19h desta quinta-feira (18) e destaca exemplares de peças, como colchas e mantas, feitas no tear
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Com foco nas tradições da tecelagem, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove, a partir desta quinta-feira (18), a exposição “Tradições por um fio: a tecelagem na história do Triângulo Mineiro”. A mostra começa a ser exposta às 19h, na Esplanada Pena Branca e Xavantinho, no Centro Municipal de Cultura, localizado na praça Jacy de Assis, no Centro, e tem curadoria do diretor de Arte e Cultura Integradas da pasta, Alexandre França.
“É uma exposição, que também é alusiva aos 30 anos de criação do Centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia. Com esse trabalho, buscamos resgatar o ofício e seus processos, apresentando objetos ligados às tradições da tecelagem na região do Triângulo Mineiro, com a utilização de peças originais e textos pertencentes ao acervo do Museu Municipal. Nosso intuito é fortalecer essa cultura entre as pessoas e incentivar a prática aos mais jovens”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Mônica Debs.
A exposição conta com peças de oito artistas e artesãos de Uberlândia, além de ferramentas utilizadas na fabricação de fios de tecer. Na Esplanda Pena Branca e Xavantinho, o visitante também encontrará tecidos, como colchas e mantas, peças particulares, desenhos e fotos sobre o processo de tecelagem. Para completar a programação, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo também contará com a presença das tecelãs, no lançamento, para compartilharem informações sobre sua arte.
O espaço seguirá aberto ao público no Centro Municipal de Cultura até o dia 31 de julho. Interessados podem visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. A entrada é gratuita.