Encontros permitirão troca de informações e sugestões para balizar o novo documento que rege o desenvolvimento do município

Divulgação

A fim de estimular o envolvimento da população e ampliar o desenvolvimento do município, a Prefeitura de Uberlândia vai iniciar uma nova fase do processo de revisão do atual Plano Diretor Municipal. A partir da próxima semana, serão realizados fóruns de participação pública em todas as regiões da cidade. Os encontros são uma oportunidade para que os moradores apresentem os principais anseios e demandas de cada área para formatação do novo Plano Diretor.
Os fóruns regionais serão conduzidos por meio do Consórcio Cidadania, empresa vencedora do processo licitatório para fornecer assessoria técnica do novo Plano Diretor de Uberlândia. O diagnóstico levantado será debatido em audiência pública a ser realizada pelo Município e o consórcio.
“Nosso propósito é compreender quais são as necessidades da população para viabilizarmos o novo Plano Diretor de Uberlândia. O documento que será aprovado é extremamente importante e estará em vigor pelos próximos 10 anos, conforme regulamentação da lei complementar nº 432”, explica a secretária de Planejamento Urbano, Roberta Braga.
Neste ano, nos meses de fevereiro e março, foram realizadas reuniões preparatórias junto aos membros do Conselho Municipal do Plano Diretor para conhecimento do cronograma do processo. Os trabalhos aconteceram no Centro Administrativo Municipal.
Confira a seguir datas, horários e locais de cada regional para realização dos fóruns de discussão sobre o Plano Diretor:
Regional Data Local Início
Norte 03/04 (quarta-feira) E. M. Prof.º Sérgio de Oliveira Marquez 18h30
Centro 04/04 (quinta-feira) Cemepe 18h30
Sul 05/04 (sexta-feira) E. M. Presidente Itamar Franco 18h30
Leste 16/04 (terça-feira) E. M. Hilda Leão Carneiro (Cívico-militar) 18h30
Oeste 17/04 (quarta-feira) E. M. Prof.ª Cecy Cardoso Porfírio 18h30

Plano Diretor
O Plano Diretor é um planejamento estratégico que orienta o crescimento e o desenvolvimento de um município. É utilizado para organizar as atividades urbanas e rurais, considerando, dentre outros aspectos, meio ambiente, habitação, educação, saúde, transporte e infraestrutura urbana. No município de Uberlândia, o documento em vigor foi aprovado em 2006 e sua revisão inclui as etapas de reuniões do Conselho Municipal do Plano Diretor, diagnósticos técnicos, fóruns regionais, diretrizes e propostas, audiências públicas e síntese conclusiva.