Vacina protege contra três tipos do vírus Influenza e é voltada para grupos prioritários nesta fase inicial

Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Para minimizar as complicações decorrentes da gripe com a chegada do outono e a aproximação do inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta segunda-feira (25), a 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O imunizante, que protege contra três tipos do vírus Influenza, está disponível nas 74 salas de vacina que atendem toda a cidade. (Clique aqui e confira os endereços das unidades no Portal da Prefeitura)
Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), as salas funcionam das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, ocorre das 8h às 21h. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento vai das 8h às 18h30, e, nas UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, das 8h às 21h.

Neste ano, a expectativa é aplicar cerca de 269 mil doses no público-alvo da campanha até o dia 31 de maio. Podem se vacinar nesta fase: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde (serviços públicos e privados), gestantes, puérperas (45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades, com deficiência permanente (a partir de 12 anos), caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário passageiros.

Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
Importância da vacinação
Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem elevada transmissibilidade. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos principalmente nos grupos de alto risco. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber a dose.