Ivan Santos – Jornalista

O Jardim Zoológico da cidade de São Paulo comemorou ontem 66 anos. Mais de meio século que aquela instituição tira animais que viviam livres na natureza e os prende em uma prisão perpetua para que sejam vistos por pessoas que passam diante das jaulas sem se comover nem protestar com a situação dos presos.
Foi uma festa bizarra com a apresentações de cantores numa arena intitulada QG Animal com motivações, segundo os organizadores, “inspiradas na natureza”.
Os animais presos não puderam se manifestaram para informar se estavam alegres ou tristes com o show. Os ingressos para o espetáculo foram vendidos a R$ 30,00 e os espetadores não se preocuparam com os animais cativos. Aplaudiram timidamente os cantores de musica brega. Foi um show surrealista.
Um cuidador do Zoológico informou que lá estão confinados 2.100 animais. As pessoas não deram a menor importância para os bichos. Aplaudiram os cantores Leoleão, Dipelúcia, Lala e Toupeira. Nomes adequados para cantores de zoológicos.
Como as pessoas hoje em dia já não dão importância a animais enjaulados, os cuidadores do zoológico inventam espetáculos para atrair visitantes: musica, gincanas, brincadeiras para crianças como amarelinha e pega-pega. O espetáculo é irracional.
Gente, zoológico é espetáculo do passado. Está na hora de fechar todos e devolver os animais cativos à natureza. O mundo mudou e as pessoas racionais precisam acompanhar as mudanças.