Ivan Santos – Jornalista

A Comissão de constituição e Justiça do Senado da República do Brasil aprovou nesta semana uma PEC – Proposta de Emenda Constitucional que cria a criminalização da posse e porte drogas. Pura demagogia política em ano eleitoral.
Há um século é proibido consumir e vender drogas no Brasil, especialmente maconha e cocaína. Há mais de 100 anos a política evolve-se em forte repressão contra traficantes e consumidores de drogas. Embora e forte empenho policial os traficantes nunca pararam no Brasil de vender drogas a quem quis consumi-las.
O histórico traficante colombiano, Pablo Escobar disse antes de morrer que “enquanto houver consumidores haverá quem produza drogas e quem as distribua, queira ou não a polícia repressora”. Disse uma verdade cristalina. No Brasil, o governo gasta bilhões de reais todos os anos na repressão ao tráfico de drogas, mas cocaína, maconha e outras drogas continuam a ser comercializadas no Brasil quem quiser comprar quaisquer delas poderá adquiri-las em qualquer cidade do Brasil.
É pura ilusão acreditar que com leis e repressão policial o governo vai proibir o tráfico e o consumo de drogas no Brasil ou em qualquer outro país do mundo.
Uma ação que poderá ser tentada no Brasil é a liberação total. Nenhuma proibição e deixar a educação de jovens sobre os malefícios das drogas às famílias e aos serviços sociais de saúde e educação. Se a vende de drogas for livre não haverá mercado para os traficantes; Quem quiser se drogar que o faça por livre e espontânea vontade. Proibir distribuição e consumo de drogas, por lei, é uma ilusão.