Ivan SAntos – Jornalista

Os partidos políticos em Uberlândia neste momento movimentam-se para escolher um candidato à sucessão do prefeito Odelmo Leão. O atual prefeito cumpre o quarto mandado executivo e na eleição deste ano não poderá se candidatar novamente. Portanto, os partidos da oposição estão interessados em eleger o sucessor.
Na oposição do prefeito Odelmo o principal partido hoje em Uberlândia é o PT. Escudado no presidente da República que é o líder nacional do Partido, os dirigentes petistas têm hoje dois nomes para disputar o cargo de prefeito: a deputada federal Dandara e o ex-prefeito Gilmar Machado. Dandara, em recente entrevista ao jornal “O Tempo” de Belo Horizonte afirmou que já colocou o nome dela à disposição do partido para concorrer ao principal cargo executivo municipal na eleição deste ano.
A lei eleitoral, neste momento, não permite aos partidos falarem em candidatos, mas somente em pré-candidato. O candidato ou candidata só será admitido depois da convenção partidária que somente será realizada do dia 20 de julho a 5 de agosto.
O candidato oficial à sucessão do prefeito (PP) poderá ser o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira. O prefeito Odelmo Leão, que tem elevada aprovação dos eleitores do município que majoritariamente elogiam a administração dele, disse que depois de março fará uma pesquisa entre companheiros e o que tiver melhor desempenho na opinião pública receberá o apoio dele.
O cenário na Situação índica uma divisão de interesses entre os aspirantes a candidato a prefeito. Entre eles, além de Paulo Sérgio Ferreiras estão os deputados estaduais Leonídio Bouças (MDB) e Cipriano Caporezzo (PL).
O prefeito Odelmo Leão tem prestígio político suficiente para unir os pré-candidatos da Situação e lançar um nome que tenha densidade eleitoral par enfrentar o candidato ou candidata do PT. O momento é de expectativa para todos os aspirantes a prefeito de Uberlândia. O apoio do prefeito Odelmo Leão e da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão é muito importante para o candidato da Situação.