Secom/PMU

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), de forma unilateral e arbitrária, bloqueou a prestação de serviços de exames de colonoscopia e reduziu pela metade os de endoscopia, pactuados junto ao Município. Por meio de ofício enviado no fim de janeiro pelo Setor de Contratualização e Regulação (STCOR/HC-UFU) à regulação municipal, foi informada a paralisação dos atendimentos contratados devido à falta de insumos.

A secretaria reforça que segue em diálogo com a instituição para regularizar a situação, mas notificará a unidade, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), diante do descumprimento do Convênio nº 001138/2022 – assinado entre as partes no fim do ano passado. Apesar dos repasses regulares pelo município, ainda não foi informado o motivo do HC-UFU não conseguir materiais e equipamentos para a realização dos exames contratados.

O bloqueio e a redução impactam na efetivação de inúmeros exames de colonoscopia e endoscopia oferecidos à população. A pasta reforça que dispõe de parcerias com clínicas para continuar o andamento dos procedimentos, entretanto, a decisão da HC-UFU deve afetar a fila, que está em depuração conforme cronograma do programa Alô Saúde.