Implantações serão feitas por meio da utilização do banco de créditos criado a partir da PPP da Iluminação; lâmpadas de led beneficiarão espaços em 68 bairros e dois loteamentos da cidade

Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

Com o objetivo de garantir ainda mais segurança e bem-estar à população, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, viabilizará a ampliação da iluminação pública em 177 locais da cidade ainda não contemplados pela parceria público-privada (PPP) do setor. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Odelmo Leão, na tarde desta quinta-feira (1°), no Centro Administrativo Municipal, beneficiando 68 bairros e os loteamentos Zaire Rezende e Maná. As melhorias serão viabilizadas por meio do banco de créditos da PPP da Iluminação.
“Essa é mais uma melhoria que reforça a sustentabilidade em Uberlândia e traz benefícios aos moradores da nossa cidade. Com essa ampliação da iluminação pública, vamos retirar mais de 2 mil toneladas de gás carbônico (CO2) da atmosfera. Isso é gestão pública, é agir em prol da nossa população e do meio ambiente, trabalhando para tornar Uberlândia cada vez mais sustentável”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Estabelecido em contrato com a concessionária Engie, o banco de créditos contabiliza saldos desde o início da parceria, que agora serão revertidos na expansão do projeto de iluminação pública com tecnologia de led. Entre os 177 locais a serem beneficiados pelo banco de créditos, estão cemitérios municipais, ecopontos, vias, praças e trechos de rodovias que cortam o perímetro urbano.
No trecho urbano da BR-365, por exemplo, devem ser atendidos com iluminação, até o início do segundo semestre, os seguintes pontos: entre a rua José Alves Garcia e a av. Monsenhor Eduardo, contemplando os viadutos das ruas Rio Grande do Sul, Claudemiro José de Souza e Alagoas (cerca de 35 postes); entre as avenidas João Pinheiro e Floriano Peixoto, contemplando os viadutos da Afonso Pena e da Floriano Peixoto (aproximadamente 10 postes); e entre o viaduto Francisco Galassi (Dona Zulmira) até o final da trincheira do Taiaman, contemplando o viaduto Francisco Galassi e o interior da trincheira (cerca de 59 postes).

Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

Destaca-se que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é a única responsável pela definição do uso dos créditos. A escolha dos pontos a serem atendidos é baseada na necessidade apresentada em cada local, sendo considerados critérios como o risco causado pela falta de iluminação e a quantidade de solicitações feitas por moradores, entre outros.
“É muito importante esse anúncio, feito hoje pelo prefeito Odelmo Leão, do maior pacote de ampliação da iluminação pública da história de Uberlândia. O prefeito pediu para que atendêssemos todas as regiões de Uberlândia e faremos isso, beneficiando os setores Leste, Oeste, Norte, Sul e Central. Entre os pontos que vão receber as melhorias, um dos destaques está nas rodovias, gerando ainda mais segurança para o trecho urbano em Uberlândia”, ressaltou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Carrijo.