Por meio de filmagens, novo aparelho permite ao Dmae visualizar danos internos de maneira assertiva e reduzir número de manutenções emergenciais

Divulgação/Dmae

A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), implementou uma nova forma de identificar irregularidades nas redes de esgoto. Desde o fim de 2023, a autarquia está utilizando equipamento de vídeo inspeção para identificar falhas e avarias na rede com mais rapidez e assertividade. Mais de 2 mil metros de filmagem foram realizados até o momento e quatro manutenções emergenciais foram evitadas com o uso da tecnologia.
Composta por um aparelho de fibra ótica com 120 metros de alcance junto a uma iluminação de led, a vídeo inspeção permite que os trabalhadores visualizam em vídeo todo o sistema de esgoto analisado em até 30 minutos. Com o equipamento, é possível constatar também a metragem exata do ponto de rompimento, com medição realizada pelo próprio aparelho.
A inspeção por vídeo permite, por exemplo, que reparos pontuais e preventivos sejam realizados sem a necessidade de escavação generalizada para detecção de problemas. Além disto, a tecnologia auxilia no mapeamento da rede de esgoto em vias que serão pavimentadas. O intuito é o de identificar possíveis pontos de erosão antes do serviço.