Ações de cuidado e prevenção desenvolvidas colocaram município à frente no programa Previne Brasil; gestão ainda investiu em reforma e ampliação de unidades de saúde e do Hospital Municipal

Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Desde 2017, a Prefeitura de Uberlândia, sob a gestão do prefeito Odelmo Leão, desenvolve ações e serviços para ampliar o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade, que é a porta de entrada do atendimento oferecido na rede pública. As ações desenvolvidas desde então renderam a Uberlândia reconhecimento e destaque.
Recentemente, o município voltou a estar à frente nacionalmente no programa Previne Brasil, ao ser a única cidade de Minas a estar entre as dez primeiras do país com mais de 500 mil habitantes classificadas com bom desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS). O município está à frente das mineiras Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e de outras cidades brasileiras do mesmo porte, como Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP).
Um trabalho eficiente que permitiu as unidades de saúde realizarem mais de 1,1 milhão de atendimentos médicos e 940 mil atendimentos e procedimentos ambulatoriais por enfermeiros em toda a rede. As equipes também se envolveram em ações de prevenção, com grande mobilização da vacinação durante todo o ano de 2023 e a criação do projeto Guardiões do Coração. Pioneiro em Minas Gerais, o projeto capacita estudantes em atendimentos de parada cardiorrespiratória.

Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Consciente da gravidade das arboviroses – doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a Prefeitura de Uberlândia também mobilizou todos os setores para evitar uma epidemia. Para promover a assistência adequada ao paciente com suspeita ou diagnosticado de alguma das doenças (Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela), a Secretaria Municipal de Saúde abriu as salas de hidratação em sete unidades básicas de saúde. A iniciativa fazia parte do Plano Municipal de Contingência de Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti.
O Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes também reforçou o uso de equipamentos, como o termonebulizador e o UBV (Ultra Baixo Volume), conhecidos como fumacê. Utilizados desde 2019, os equipamentos são eficazes no controle do mosquito na fase adulta.

Foco na prevenção e cuidados

Para ampliar os atendimentos especializados à população, a Prefeitura investiu na reformulação de vários serviços. Um deles foi a expansão dos atendimentos no Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CMAPCD). Restaurado em 2021 pela Prefeitura de Uberlândia – ano em que passou a ser gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, o espaço começou a atender todos os setores do município. Durante um ano, foram realizados testes com escolas municipais e unidades da rede de Atenção Primária do setor Sul para aprimoramentos no encaminhamento e atendimento.
Também houve a implementação da assistência às pessoas com fissuras lábio palatal e Doença Falciforme no Centro Vida, do atendimento oftalmológico e de novos leitos no Centro de Internação Pediátrico. O Executivo ainda entregou novos veículos para Siate e Central de Ambulâncias e adquiriu caixas de brinquedos terapêuticos para as unidades de saúde.
A Prefeitura de Uberlândia também realizou um trabalho especial para cuidar da saúde da mulher, com a abertura do credenciamento de estabelecimentos de saúde para realização de histerectomia (remoção do útero) e laqueadura. O município também credenciou estabelecimentos particulares para realização de cirurgias e procedimentos que são mais demandados pela população, como cirurgia de hérnia e vesícula, exames de endoscopia e colonoscopia, cardiológicos e oftalmológicos. O intuito é diminuir a fila de espera, assim como já aconteceu com os exames de cataratas e retinografia.
A gestão atual ainda substituiu o aparelho de tomografia do Hospital Municipal e habilitou a unidade para funcionamento de leitos de UTI coronariana.

Referência

Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebeu várias visitas neste ano, como a dos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), do Secretário de Saúde e da coordenadora da Atenção Primária da cidade de Propriá (SE) e do deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil – Acre). O objetivo das visitas foi conhecer os processos realizados na Atenção à Saúde implantados em Uberlândia e que motivaram a escolha da cidade como referência no serviço para outros municípios.

Reforma e Ampliação

Para continuar garantido o atendimento da população, a Prefeitura de Uberlândia tem investido em melhorias estruturais nas unidades de saúde. Uma delas é a ampliação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Luizote de Freitas. O objetivo é aprimorar o acolhimento de pacientes e as condições de trabalho no local. As obras de reforma e ampliação já atingiram 50% de conclusão.
Outra obra importante para a população é a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC). A obra de reforma geral inclui pintura interna e externa e substituição de piso de todos os ambientes. Já foram executados 85% dos trabalhos previstos. E a etapa final contará com pintura externa e melhorias no setor de imagem e de tomografia.

A ampliação, que também está 85% concluída, engloba a construção de um novo ambulatório, constituído por cinco salas de consultório, sala de gesso e sala de observação. O Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia terá três consultórios, seis suítes pré-parto, recepção, sala de triagem, sala de observação e de medicação (ambas com cinco leitos cada), banco de leite, além de ambiente para descanso de funcionários. A reforma e ampliação contempla, ainda, demarcação de estacionamento e de esquadrias, revisão da parte hidráulica e reparos em tetos, forros, banheiros e pisos, entre outros serviços.
Nos 20 mil metros quadrados de área construída do Hospital e Maternidade Municipal, os pacientes têm o que há de mais moderno em infraestrutura, equipamentos e atendimentos, com conceitos inteligentes, como manutenção de baixo custo e processos ecologicamente corretos.