Ivan Santos – Jornalista

A Justiça Eleitoral vai promover eleições municipais em todos os municípios do Brasil neste ano. Em Uberlândia, o atual prefeito, Odelmo Leão cumpre o segundo mandato consecutivo. De acordo com a Lei Eleitoral em vigor hoje no Brasil, o Sr. Odelmo não poderá ser candidato à reeleição neste ano. A deputada Ana Paula Junqueira S Leão, por ser esposa do prefeito, também está impedida pela lei de ser candidata à sucessão do marido neste ano. Ana Paulo poderá ser candidata a prefeita de Uberlândia na eleição de 2028.
Há vários pré-candidatos a prefeito de Uberlândia em cena neste instante. Os nomes mais destacados são os do vice-prefeito Paulo Sérgio que espera por apoio do prefeito e da deputada Ana Paulo. O prefeito disse recentemente que a partir de março encomendará uma pesquisa popular e apoiará o nome que se destacar na consulta popular. Isto quer dizer que neste momento o prefeito ainda não decidiu apoiar ninguém.
Além de Paulo Sérgio estão no páreo a deputada federal Dandara, do PT que espera apoio do presidente Lula. Os dirigentes dos partidos já começam a fazer sondagem para construir coligações. O deputado estadual Caporezzo, fiel seguidor do ex-presidente Bolsonaro e ativista de redes sociais, também se movimenta e espera por apoio do prefeito conservador, Odelmo Leão.
A todos os pré-candidatos fica um alerta: quem não contar com uma boa equipe administrativa para gerir as demandas da cidade que tem hoje 800 mil habitantes, se for eleito enfrentará um fracasso retumbantes. O mais importante hoje para um administrador municipal não é um programa. É uma boa equipe para conduzir a administração principalmente na saúde e na educação.