Prefeitura de Uberlândia promoveu investimentos e novos projetos para garantir ampliação do acesso e salto na qualidade do processo de ensino e aprendizagem

Valter de Paula/Secom-PMU

A Prefeitura de Uberlândia garantiu diversos investimentos na educação municipal em 2023. Com os avanços promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, estudantes da rede municipal foram atendidos e serão beneficiados por ações que promovem a ampliação de vagas e também a melhora na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Tiveram destaque durante todo o ano medidas como anúncios de novas escolas, resultados do Pacto pela Alfabetização, introdução da fórmula infantil na merenda escolar e implantação de notebooks no ensino fundamental.

Novas escolas para a população

A Prefeitura autorizou a construção de sete escolas, sendo cinco de educação infantil (Jardim das Hortênsias, Shopping Park, Sucupira, São Jorge e Santo Antônio) e duas de ensino fundamental (Canaã e Shopping Park). Com estas novas unidades, o governo municipal amplia cerca de 2.600 novas vagas nos dois segmentos. A Prefeitura também contemplou diversas escolas com reformas e ampliações, além de construções e coberturas de quadras esportivas.

Pacto pela Alfabetização

O Pacto pela Alfabetização superou os índices registrados anteriormente na alfabetização de estudantes de 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede municipal. Com a metodologia de testes de leitura e escrita, aplicados entre os dias 20 e 24 de novembro, 69% de todos os estudantes de 1º ano apresentaram resultados satisfatórios, superando os 56% obtidos em 2022. A avaliação também foi positiva para os alunos do 2º ano, uma vez que 74% obtiveram aprovação, acima dos 73% percebidos um ano de atrás. Em 2023, o envolveu 57 escolas de ensino fundamental municipal e avaliou 5.039 alunos de 1º ano e 5.562 de 2º ano.

A metodologia adotada em Uberlândia consolidou a cidade como modelo para outros municípios, como Ituiutaba e Canápolis, ambas em Minas Gerais, além de Abaetetuba, no interior do Pará. Em Uberlândia, a iniciativa foi implantada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro de 2022, sendo realizado atualmente graças a um acordo de cooperação firmado pela Prefeitura com o Instituto Projeto de Vida (de Uberlândia) e o Instituto Raiar (de Brasília).

Melhorias e inserção de fórmula infantil

Cleiton Borges/Secom-PMU

Uma novidade agradou as famílias com crianças de seis a 12 meses de idade matriculadas nas escolas municipais de educação infantil (Emeis) da Prefeitura. Já no início do ano letivo, no mês de fevereiro, foi inserida a fórmula infantil na merenda escolar. Até o ano passado, as crianças eram atendidas com o leite tradicional de vaca. Para aquelas que tinham indicação para tomarem fórmula, os familiares adquiriam o produto com recursos próprios. A oferta do leite modificado, indicado para bebês impossibilitados de receberem leite materno, faz parte das ações da Prefeitura em prol da ampliação da oferta de alimentos de qualidade e alto valor nutricional na nos lanches escolares.

Além da fórmula, a boa qualidade da merenda escolar continua sendo um dos pilares do governo municipal na oferta de uma educação de qualidade. Um dos recursos utilizados é a aquisição de produtos da agricultura familiar, colhidos fresquinhos da terra, que vão direto para as cantinas das escolas e, depois de preparados, para os pratos dos estudantes. No mínimo 30% dos cardápios são montados com alimentos são provenientes da agricultura familiar, conforme preconiza a lei federal 11.947, de 2009. O fornecimento é feito por 320 agricultores, associados a quatro cooperativas, que garantem a entrega de 28 produtos. Semanalmente, as escolas recebem 20 toneladas de verduras, frutas e legumes que possibilitam a produção de lanches mais saudáveis.

Implantação de notebooks educacionais

Os estudantes municipais do ensino fundamental passaram a utilizar 2.750 notebooks educacionais, os chromebooks, adquiridos pela Prefeitura para as suas escolas de ensino fundamental. Com a implantação de mais esta tecnologia digital no seu contexto educacional, a Prefeitura, mais uma vez, implantou mudanças e ganhos significativos e positivos no seu processo de ensino e aprendizagem. Com a utilização dos Chromebooks é possível que os estudantes adquiram diferentes habilidades e os professores utilizem ferramentas mais dinâmicas e modernas, tornando o processo mais moderno e atraente. A metodologia utilizada nas escolas é a de laboratórios móveis, que consiste em levar os notebooks educacionais para as salas de aula no momento da utilização. Para cada escola, foi definido uma quantidade de equipamentos.

Oficinas de Robótica com aumento de 70% nas vagas

Neste segundo ano de oferta do projeto Oficinas de Robótica, a Prefeitura ampliou 70% do número de vagas e ofereceu o curso para 700 estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O curso oferecido em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) contemplou cada uma das 35 turmas com carga horária total de 48 horas-aula, distribuídas em 24 encontros. Todas as atividades foram gratuitas e realizadas na Escola do Sesi, no bairro Presidente Roosevelt. As oficinas possibilitaram o desenvolvimento de habilidades que preparam os adolescentes para o mercado de trabalho e para a vida, despertando aptidões para solucionar problemas, trabalhar em equipe e promover inovações, cooperação, programação e protagonismo.

Três mil estudantes participam do Jemu

s Jogos das Escolas Municipais de Uberlândia (Jemu) tiveram a participação de 2.800 estudantes municipais numa demonstração de empenho, união e espírito esportivo. Neste ano, além das modalidades tradicionais (futsal, vôlei, carimbada e atletismo), houve a inclusão do atletismo paralímpico. Apenas em competições coletivas, foram 198 partidas entre os meses de agosto e novembro, envolvendo 20 escolas da zona urbana e dez da zona rural mantidas pela Prefeitura de Uberlândia. A competição serviu para incentivar a prática esportiva e saudável e estimular o desenvolvimento dos estudantes no esporte, que é considerado um importante integrador social.

Mais destaques da educação municipal em 2023

Veja mais algumas ações da Prefeitura voltadas para a educação municipal durante o ano letivo de 2023.

► O Setor de Marcenaria produziu 2.701 itens e reformou 4.853 peças do mobiliário escolar municipal.
► Realização de cursos pelo Cemepe na metodologia de formação continuada para diversos segmentos da educação, entre eles:
– Ciranda de Saberes – Voltado para profissionais da educação infantil;
– Programa Fortalecimento da Aprendizagem – Visa a alfabetização em Língua Portuguesa e alfabetização matemática dos estudantes do Ensino Fundamental, por meio do atendimento complementar ao trabalho desenvolvido pelo professor.
– Desvendando a Matemática e o Ensino das operações Básicas – Curso que tem por objetivo contribuir com a formação de professores dos anos iniciais que ensinam matemática.
– História e Geografia em Contexto de Alfabetização – Oferecido para professores que ministram história e geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.
► Realização de diversas mostras pedagógicas pelo Cemepe sobre temas, como cultura, meio ambiente e educação especial.
► Programa Justiça na Escola – Aproxima o judiciário e as instituições de ensino por meio de palestras sobre direitos e deveres dos cidadãos. Atendeu oito escolas municipais e oito estaduais, contemplando mais de 5.100 alunos. Desenvolvido graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia e demais órgãos. Durante os encontros foram abordados temas como bullying, disciplina na escola, atos infracionais, convivência familiar, violência doméstica, Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e prevenção às drogas.
► Programa Saúde na Escola (PSE) que visou à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
► Projeto Escola de Brasilidade – que permitiu a participação dos estudantes em atos cívicos com o objetivo de despertar valores de patriotismo, civilidade, cidadania, honestidade e responsabilidade. Desenvolvido em parceria com o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec).
► Guardiões do Coração – Evento realizado pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com o Corpo de Bombeiros, Siate e Faepu, com a finalidade de capacitar alunos do sétimo ao nono ano, com idade entre 12 a 15 anos, em atendimentos de parada cardiorrespiratória, com simulações em bonecos, ensinadas por profissionais de saúde.