Prefeitura implanta sistema de solicitação de rematrículas on-line para alunos da Futel
Nesta primeira etapa, o público-alvo são os alunos que já realizam atividades em 2023 e desejam solicitar a vaga para 2024

Divulgação/Futel

Com o objetivo de oferecer ainda mais agilidade aos serviços prestados à população, a Prefeitura de Uberlândia vai implantar, a partir da próxima terça-feira (26), um sistema on-line para solicitação de rematrículas de alunos da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Nesta primeira etapa, o público-alvo são os alunos que já realizam atividades em 2023 e desejam solicitar a vaga para 2024, por meio da rematrícula.

A solicitação deve ser feita pelo Portal Cidadão, no Portal da Prefeitura de Uberlândia (confira o passo a passo abaixo), entre os dias 26 de dezembro e 31 de janeiro.

“No caso de alunos menores de 18 anos, os responsáveis devem preencher os dados da criança ou do adolescente e anexar, em PDF ou JPG, os cinco documentos solicitados pela plataforma: Certidão de Nascimento ou RG do aluno, comprovante de residência, atestado escolar, atestado médico e documento do responsável. No caso de alunos de maiores de 18 anos, o próprio aluno deve preencher seus dados e anexar, também em PDF ou JPG, os documentos solicitados pela plataforma: RG do aluno, comprovante de residência, e atestado médico. Apenas depois de fazer isso, a solicitação de rematrícula será oficializada”, afirmou o diretor de esportes da Futel, Emerson Brasileiro.

A Futel analisará todos os documentos e terá até o dia 9 de fevereiro para validar a solicitação. Caso haja alguma pendência, o responsável será informado pelo e-mail cadastrado no ato da solicitação e poderá acompanhar pelo próprio Portal Cidadão, no local em que a solicitação foi registrada. O prazo para resolver eventuais pendências vai de 14 a 16 de fevereiro.

Para auxiliar as pessoas que tenham dúvidas em relação ao processo, todos os núcleos e poliesportivos da Futel estarão à disposição da população entre os dias 26 e 29 de dezembro, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Já a partir de 2 de janeiro, os atendimentos serão centralizados em quatro locais: sede da Futel (no Parque do Sabiá), Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema FIEMG e que está sob responsabilidade da Futel), UTC e Poliesportivo Roosevelt, também das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Entre os dias 19 e 29 de fevereiro, a Futel montará as turmas de 2024, fará o nivelamento dos alunos das modalidades que exigem este tipo de avaliação e iniciará as aulas.

Novas matrículas

A partir de 4 de março, serão abertas novas matrículas, desde que os núcleos e poliesportivos tenham vagas disponíveis. “A Prefeitura de Uberlândia tem a preocupação em facilitar o dia a dia da população e, por isso, implanta esse novo sistema na Futel, com modelo parecido ao que já é utilizado pela Rede Municipal de Ensino. A expectativa é que a novidade tenha excelente aceitação e permita que as pessoas façam as solicitações de suas matrículas e rematrículas do conforto de suas casas”, completou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Passo a passo para solicitar a rematrícula

Passo 1: Acesse o portal da Prefeitura de Uberlândia
Passo 2: Clique em “Portal Cidadão”
Passo 3: Faça o login com suas informações do sistema Gov.br (cadastro obrigatório)
Passo 4: Clique em “Futel”
Passo 5: Clique em “Rematrícula”
Passo 6: Preencha os dados do aluno
Passo 7: Anexe os documentos solicitados em PDF ou JPG (obrigatório)
Passo 8: Marque os aceites obrigatórios
Passo 9: Salve (após esse passo não será permitida alteração)