Exposição tem início, nesta quinta (14), no espaço cultural da autarquia; serão apresentadas releituras feitas por crianças das matrizes de artistas nacionais

Divulgação/Dmae

O espaço cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) abrirá as portas, nesta quinta-feira (14), para a exposição de xilogravuras produzidas pelo Fundamental I do Colégio Nacional. A mostra contará com quadros que poderão ser apreciados pelo público até o dia 30 de janeiro. O espaço ficará aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na av. Rondon Pacheco, 6400.
A mostra tem curadoria do professor de Artes do colégio, Wilson Filho, e da professora associada do Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eliana Ambrosio. “Pretendemos mostrar ao público alguns xilogravadores brasileiros e suas matrizes originais, além de explicitarmos como a técnica é feita”, disse Ambrosio.
Inspiradas nas propostas dos xilogravadores nordestinos José Borges e Gilvan Samico, todas as obras são compostas na técnica relevo, sendo uma parte feita em linóleo e outra em EVA, depois impressas em papel A4 e, por fim, emolduradas. Além das releituras, estão presentes no local amostragens dos materiais utilizados no processo de criação, como os carimbos.

O projeto
A ideia inicial surgiu de uma experiência pessoal da professora que, aos nove anos, participou da produção de xilogravuras na instituição onde estudava, momento que definiu a escolha de sua carreira atual. Já em outubro deste ano, ganhou forma com o apoio da então escola de seu filho e do professor de Artes do colégio.
No princípio, as crianças conheceram a técnica com materiais adaptados às suas respectivas faixas etárias e se familiarizaram com a temática escolhida, estudando outros aspectos culturais do nordeste brasileiro. “A gente sempre teve esse desejo e nosso colégio aderiu com muita alegria. Agora, estamos concretizando todo o processo desse projeto que foi maravilhoso e serviu de aprendizado, tanto para nós quanto para as crianças”, contou Wilson.

Prestigie!

O quê: Exposição Xilogravuras e cordéis: o imaginário infantil
Onde: Espaço Cultural do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6400, Bairro Tibery)
Quando: 14 de dezembro a 30 de janeiro
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h