Decisão foi tomada após pesquisa junto a pais e responsáveis que frequentam a Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, no bairro Morumbi, onde projeto existe desde 2021

Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Após levantamento realizado junto a pais e responsáveis de alunos que frequentam a Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta terça-feira (28), o decreto que institui como programa municipal a Escola Cívico-militar. O modelo de ensino existe desde 2021 na escola localizada no bairro Morumbi e 85,3% dos entrevistados se disseram favoráveis à continuidade do projeto. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta (29).

“É um projeto que deu certo- tanto é que, entre pais, mães, as famílias, teve uma grande aprovação. Como o programa acabou pela parceria com o Governo Federal, o Município assume a partir de agora. Portanto, vamos seguir com mais essa política pública para levar mais educação e segurança e o ensinamento cívico, que é muito importante para formação de nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Para implementar o projeto “Valores” da Escola Cívico-Militar em 2021, a Prefeitura de Uberlândia firmou parceria, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a União. No entanto, em julho deste ano, houve o anúncio de que o programa seria descontinuado em todo o país. Na cidade, as aulas seguiram para a conclusão do ano letivo e agora poderão continuar como parte da estrutura educacional das escolas municipais a partir de 2024.

“O decreto vai possibilitar que nós procuremos parcerias para viabilizar a continuidade do projeto com a presença de monitores e oficiais militares.”, explicou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

O modelo cívico-militar de ensino apresenta um novo conceito de gestão nas áreas educacional, pedagógica e administrativa e foi adotado de forma híbrida na E.M. Hilda de Leão Carneiro, onde beneficia cerca de 650 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que frequentam a unidade no turno da manhã.

No formato híbrido, os professores e pedagogos têm autonomia na elaboração e implantação dos processos didático e pedagógico. Quanto aos militares, o trabalho é realizado paralelamente, contribuindo com a qualidade e melhoria do ensino de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e incentivando valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito.