Agentes de Saúde finalizam curso promovido pelo Ministério da Saúde
Profissionais participaram do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e de Técnico em Vigilância em Saúde; parceria teve apoio da UFRGS

Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Pensando na importância dos agentes comunitários de saúde e na necessidade de promover cada vez mais a qualificação destes profissionais, 148 agentes comunitários de saúde participaram os cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e de Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no combate às endemias. Na tarde desta segunda-feira (6), aconteceu a cerimônia de encerramento e a formatura dos profissionais. O certificado foi entregue a cada participante pelo prefeito Odelmo Leão.
“Quero cumprimentar as verdadeiras autoridades desse evento: parabéns, agentes de saúde! Agradeço às professoras pelo trabalho para que esse dia de hoje fosse concretizado. Vocês, agentes de saúde, são os primeiros a estarem nas casas e com as pessoas. São essenciais para a promoção, prevenção e educação em saúde da comunidade e nos ajudam na definição de estratégias para garantir a promoção em saúde e contribuir para a qualidade de toda a população. Meus parabéns e muito obrigado pela dedicação”, disse o prefeito Odelmo Leão.
O curso realizado pela Prefeitura de Uberlândia foi viabilizado por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A carga horária foi de 1.275 horas/aula, sendo ministrado na modalidade educação à distância (EaD) com práticas presenciais durante dez meses. O conteúdo programático contemplou 26 disciplinas teóricas e 16 capítulos com atividades práticas a serem realizadas no território de atuação. Todo o processo foi acompanhado por tutores (parte teórica) e preceptores (parte prática) da Secretaria Municipal de Saúde.
De modo geral, o objetivo do curso foi formar Agentes Comunitários de Saúde (ACS), habilitando-os para desenvolver ações de saúde que envolvem promoção, prevenção, proteção, redução de danos, vigilância em saúde e aperfeiçoamento dos processos de trabalho.
“Durante as atividades de preceptoria, realizadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, foi possível observar grande esforço e dedicação por parte dos ACSs, que apresentaram experiências muito relevantes quanto aos cuidados em saúde da população. Também notamos um grande desenvolvimento por parte dos alunos e sistematização de processos e aquisição de novos conhecimentos. Chegando ao final do curso com excelentes resultados”, destacou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.