Na manhã desta quarta-feira (25), estudantes do 6º ano das escolas municipais do Moreno e Olhos D’Água visitaram a Fazendinha Águas Vivas, às margens da Represa Capim Branco 1

Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação- PMU

Cerca de 50 alunos do 6º ano do ensino fundamental das escolas municipais do Moreno e Olhos D’Água participaram, na zona rural, na manhã desta quarta-feira (25), de visita guiada às Fazendinha Águas Vivas, às margens da Represa Capim Branco I. O passeio marcou o encerramento do ciclo de trabalhos do projeto “Sanitaristas Mirins”, desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) e Educação, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com o objetivo de apresentar as primeiras noções da saúde animal, sanidade das plantas e meio ambiente.

Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação- PMU

Na Fazendinha, os estudantes tiveram aulas sobre produção de alimentos e educação ambiental. O trabalho foi acompanhado por instrutores de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), que abordaram temas como fontes renováveis de energia, animais silvestres e a história da vida no campo, proporcionando resgate cultural e interações com o meio ambiente.
“Já tinha vindo na Fazendinha e aprendi muitas coisas que implementei na minha vida. Os instrutores ensinam direitinho e a Prefeitura tem um ótimo gosto em nos trazer aqui”, destacou a estudante do 6º ano, Gizelly de Almeida.

Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação- PMU

Voltado para a zona rural, o “Sanitaristas Mirins” teve sua implementação anunciada pelo prefeito Odelmo Leão em junho. Atualmente, o projeto atende 638 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de 13 instituições. As aulas, que começaram em agosto, ocorrem em paralelo com as disciplinas regulares.
Entre as atividades práticas realizadas pelos “Sanitaristas Mirins”, todas com monitoramento de veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, estão visitas como a registrada nesta quarta (25) e a pomares de laranja e fazendas, para aproximar os alunos do que foi visto em sala de aula.

Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação- PMU

Escolas municipais da zona rural de Uberlândia participantes do projeto “Sanitaristas Mirins”:
– Escola Municipal do Moreno
– Escola Municipal Olhos D´Água
– Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes
– Escola Municipal José Marra da Fonseca
– Escola Municipal Antonino Martins da Silva
– Escola Municipal de Sobradinho
– Escola Municipal Sebastião Rangel
– Escola Municipal Emílio Ribas
– Escola Municipal Dom Bosco
– Escola Municipal Domingas Camin
– Escola Municipal Carlos Tucci
– Escola Municipal Leandro José de Oliveira
– Escola Municipal Freitas Azevedo