Tecnologia ajuda a monitorar remotamente as estações para detectar ocorrências operacionais e realizar manutenções preventivas

Divulgação/Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está ampliando o sistema de telemetria nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) de Uberlândia. Esse recurso permite o acompanhamento, em tempo real e à distância, dos dados e informações importantes. Até o momento, o sistema já foi instalado em 36 das 67 estações em funcionamento na cidade e, até o fim de 2024, espera-se que mais 15 estações recebam a tecnologia.
Com a telemetria, é possível identificar rapidamente problemas no funcionamento das estações, o que permite uma solução mais ágil por parte do Dmae, que envia uma equipe ao local não apenas para verificar o funcionamento, como também providenciar o conserto ou troca de equipamento, se necessário. Anteriormente, era preciso que um operador volante estivesse no local para detectar e relatar qualquer problema, o que, muitas vezes, causava prejuízos, como a queima de bombas.
Além do monitoramento em tempo real, o sistema de telemetria também armazena os dados para análise posterior das falhas, bem como para o planejamento de ações preventivas, evitando que tais problemas ocorram. “Com a telemetria, conseguimos aumentar o número de manutenções preventivas e não corretivas, além de evitar situações onde há vazamento de esgoto por longos períodos, pois conseguimos identificar, instantaneamente, quando um motor, seja de água ou esgoto, apresenta problema” disse Arthur Melo, chefe do núcleo de controle e automação do Dmae.

Telemetria nas Estações de Tratamento e Reservatórios de Água

Divulgação/Dmae

Além das Estações Elevatórias de Esgoto, o Dmae conta com o sistema de telemetria em funcionamento em todos os reservatórios de água da cidade e nas Estações de Tratamento de Água Bom Jardim e Capim Branco. Na ETA Sucupira, o equipamento opera parcialmente. Por meio do sistema, é possível visualizar, em tempo real, os principais parâmetros da qualidade da água (desde a captação de água bruta até a saída do reservatório de água tratada), acionar motores elétricos e comportas, abertura e fechamento de válvulas e outros.

Bairros que já contam com Telemetria instalada nas EEEs
 Bem Viver;
 Canaã;
 Cidade Jardim;
 Dona Zulmira;
 Jaraguá;
 Jardim das Palmeiras;
 Joana D’arc;
 Minas Gerais;
 Monte Hebron;
 Morada Nova;
 Morumbi;
 Novo Mundo;
 Pequis;
 Portal do Vale;
 São Bento;
 Seringueiras;
 Shopping Park;
 Terra Nova;
 Tubalina;
 Umuarama;
 Zaire.