Investimentos feitos na modernização e implantação de novos pontos de luz têm sido afetados por furtos de fios e outros materiais

Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia alerta a população sobre furtos recorrentes de fiações elétricas que têm comprometido o fornecimento de iluminação pública em locais como praças, parques e vias urbanas. Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, firmada junto à concessionária Engie, já foram modernizados e implementados mais de 87 mil pontos de luz, com lâmpadas de LED. No entanto, nos últimos meses, pelo menos 14 boletins de ocorrência já foram registrados, relatando furtos de fiações e equipamentos da iluminação pública que prejudicam as localidades.
“O investimento em lâmpadas de LED pelo município permite a qualificação do serviço de iluminação pública. Essa modernização é fundamental por vários fatores e tem como único fim atender espaços compartilhados. Assim, contamos com a ajuda das pessoas na preservação destes dispositivos, visto que, temos verificado crimes contra muitas localidades”, contou o secretário de Serviços Urbanos, Antônio Carrijo.
Na maioria dos casos, os infratores furtam fios de cobre, medidores, padrões e luminárias. Nos últimos meses, por exemplo, quem reside em bairros e/ou frequenta espaços como as praças e rotatória do Luizote de Freitas IV, Nascente do Vale, Bem-Viver, Santa Rosa, Portal do Vale, Parques Lineares dos Córregos Lagoinha e do Óleo, Grand Ville, Santa Luzia, Aclimação e São Jorge teve o fornecimento de energia interrompido.
Para coibir a ação dos criminosos, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), e em parceria com as Polícias Militar e Civil, deu início, em maio, à Operação Fio Seguro, no intuito de identificar, a partir de boletins de ocorrência, autores e receptadores.
Crimes desta natureza também configuram dano ao patrimônio público, atentando o contra o Código Penal. A população pode contribuir realizando denúncias pelo 190, bem como solicitar religação de energia em pontos afetados pelos telefones: (34) 3239-2800/2453.