Com inscrições gratuitas, evento marca o início das ações que resultará na obtenção da certificação por bares, restaurantes e casas de espetáculos

Visando propiciar ações de proteção e defesa à mulher, a Prefeitura de Uberlândia promove, na próxima segunda-feira (24), a apresentação das ações educativas para a certificação do selo “Mulheres Protegidas”. O evento acontece no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo Municipal, a partir das 14h30, e é voltado para empresários e funcionários de bares, restaurantes e casas de espetáculos que apoiam a luta contra a violência de gênero, conforme decreto 19.867/2022. Para participar e garantir uma das 190 vagas disponíveis basta se inscrever, gratuitamente, pela plataforma Sympla.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, por meio da Escola de Governo, também oferecerá um bate-papo com a advogada Ana Paula Braga, sócia-fundadora do primeiro escritório de advocacia em direito das mulheres do Brasil. O momento servirá para debates acerca de situações de risco de violência, abordagens apropriadas sobre o potencial agressor, ações decorrentes e o devido manejo da situação de risco de violência.
Com a iniciativa, a Prefeitura busca reconhecer e divulgar estabelecimentos que adotam medidas de prevenção e proteção de mulheres em situação de risco de violência em suas dependências. Após o treinamento, que acontecerá no próximo mês de agosto, e comprometimento da adoção de outras medidas, os estabelecimentos interessados receberão o selo “Mulheres Protegidas”, que será afixado em locais visíveis aos frequentadores.
Para obter o selo “Mulheres Protegidas”, a empresa precisa que:
• todos os funcionários e/ou colaboradores recebam treinamento especializado que será oferecido pela Escola de Governo da Prefeitura de Uberlândia;
• garantir a identificação de potenciais agressores, com registros, nos casos em que houver investigação;
• adotar medidas de auxílio às mulheres que, no estabelecimento, estiverem sob risco de violência.