unicípio está entre os 14 Centros de Acolhimento e Testagem (CTA) do Brasil a receberem qualificação; treinamento na cidade começou na manhã desta quarta (12)

Araípedes Luz/ Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Referência no atendimento às pessoas diagnosticadas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o Ambulatório Herbert de Souza foi um dos 14 Centros de Acolhimento e Testagem (CTA) do Brasil escolhidos pela equipe do Ministério da Saúde e do Hospital Israelita Albert Einstein para receber uma oficina promovida pelos profissionais do hospital. O treinamento começou na manhã desta quarta-feira (12).

“Para nós é uma grande satisfação estar entre os 14 locais escolhidos. É uma oportunidade de aprimorarmos nosso trabalho, continuar garantindo o melhor atendimentos aos usuários, além de poder aumentar a cartela de serviços que são oferecidos pelo Ministério da Saúde”, disse a coordenadora do programa de Moléstias Infectocontagiosas, Claudia Spirandelli.
A oficina é ministrada pelas profissionais Layze Castberg e Isis Esquiçati, do Hospital Israelita Albert Einstein, e pela equipe do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI), do Ministério da Saúde.

“Na pesquisa que fizemos com todos os CTAs do país, o trabalho da equipe de Uberlândia tem um bom funcionamento e atende uma população vulnerável, com boa potencialização de acesso e serviços oferecidos. Por isso, a cidade está entre os 14 escolhidos para receber a oficina, na qual oferecemos uma capacitação para melhorar ainda o acesso da população”, detalhou a médica da família Layze Castberg.

A oficina segue até quinta-feira (13) e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, o Ambulatório Herbert de Souza presta atendimento as pessoas diagnosticadas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e desenvolve rotineiramente ações de prevenção e detecção das ISTs junto à comunidade. Recentemente, ampliou o serviço contemplando atendimento a pacientes diagnosticados com leishmaniose, microbacterioses atípicas, intolerância medicamentosa de tuberculose, a avaliação de crianças expostas à tuberculose, além de sala de atendimento para pacientes com critério para vacina especial.

O Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza fica na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.