Autarquia ganhou prêmio de destaque no Ministério por ações de recuperação de nascentes na zona rural

Divulgação/Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) é a primeira autarquia de saneamento em Minas Gerais e a sexta em nível nacional a aderir à Agenda Ambiental na Administração Pública, a A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente que visa incentivar instituições a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. O termo de adesão foi assinado pelo diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, neste mês de junho e tem validade de cinco anos.

O coordenador da gerência ambiental do Dmae, Celismar Costa, destacou que a autarquia já foi premiada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2022 pelas ações ambientais de recuperação de nascentes do programa Buriti. Com a adesão, poderá participar das iniciativas em mais categorias, como também vai implementar mais ações de sustentabilidade na autarquia. “Participar da A3P é uma conquista importante para o Dmae que tem um trabalho intrinsecamente relacionado à preservação ambiental e assim ampliamos o engajamento dos nossos servidores”, afirmou.

Dentre as iniciativas que se enquadram nos eixos da A3P, o Dmae criou uma comissão permanente para o levantamento da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organizações das Nações Unidas (ONU). Com isso, a autarquia está levantando as ações de sustentabilidade que realiza relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A A3P está estruturada em seis eixos temáticos: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão de resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Compras públicas sustentáveis; Construções sustentáveis.