Nesta semana, alunos da E.M. Domingas Camin participaram de atividade de delimitação de uma área de preservação permanente que receberá plantio de mudas no período chuvoso

Divulgação/Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou, nesta quinta-feira (25), uma nova atividade com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Domingas Camin, localizada no Distrito de Miraporanga. A iniciativa integra projeto desenvolvido por meio do programa Buriti. Em parceria da instituição, foi realizado um trabalho que envolve teoria e prática relacionadas à sustentabilidade e à preservação ambiental no distrito.
O supervisor do Buriti, Masterson Ferreira, ressaltou que as atividades desenvolvidas são próximas da realidade dos estudantes da área rural. “Nesta semana, nós fizemos a delimitação de uma área de preservação permanente (APP), com uso do GPS. Os estudantes aprenderam também sobre a importância de proteger áreas próximas a cursos de água, como o córrego Santa Maria localizado aqui no distrito”, explicou.
De acordo com a diretora da Escola Municipal Domingas Camin, Andreia Heloísa Arantes, a parceria visa potencializar o ensino-aprendizagem, sendo muito positiva para despertar a consciência ambiental no dia a dia dos estudantes e transformar o meio em que vivem. “Eles vão poder usar o conhecimento da sala de aula na vida real”, disse.
O aluno do 7º ano, Diogo dos Santos Ferreira, de 14 anos, destacou o aprendizado sobre a importância da preservação da APP para proteger o rio, evitando erosões e assoreamento. “Já aprendi sobre as espécies de árvores nativas do cerrado, estações, clima e características tropicais do cerrado. Hoje vimos o georreferenciamento que se relaciona com a Geografia e Matemática”, disse.
As ações do projeto foram iniciadas em março e seguem até dezembro. Além da parte teórica desenvolvida pelos professores da escola, são realizadas atividades como identificação de matrizes, coleta de sementes, mapeamento das árvores, implantação de um viveiro para produção das mudas, delimitação e cercamento da área de preservação, plantio das mudas, entre outras. Para viabilizar a proposta, o Dmae firmou parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações.
Programa
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de mais de meio milhão de mudas nativas, cercamento de aproximadamente 627 mil metros lineares e mais de 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais.
Com estas ações, aproximadamente 6,9 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram preservados. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.