Anúncios ocorreram durante a abertura oficial da Semana da Reciclagem; evento no Centro Administrativo Municipal também contou com a apresentação do documentário ‘Sustentabilidade, desafio de todos’

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Em mais uma ação em prol da sustentabilidade em Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta segunda-feira (15), o decreto de criação do Programa Municipal de Cooperação e Doação de Mobiliário Urbano para implantação das estações de reciclagem e determinou a ampliação para 100% da cobertura da Coleta Seletiva na cidade. Os anúncios foram feitos durante cerimônia de abertura da Semana da Reciclagem ao lado do diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Renato Rezende, no auditório do Centro Administrativo Municipal.

“Esta é uma iniciativa que temos dado ênfase na nossa gestão, ampliando a cobertura do serviço, gerando emprego e renda para nossa gente e aumentando a vida útil do aterro sanitário com o reaproveitamento dos recicláveis”, declarou o prefeito Odelmo Leão ao destacar a importância da coleta seletiva na destinação adequada dos recicláveis, geração de renda para as associações e na preservação ambiental.

Já o diretor geral do Dmae, Renato Rezende, explicou que a iniciativa da instalação das Estações de Reciclagem vai potencializar a coleta de recicláveis em 40 pontos de Uberlândia e será viabilizada por meio de parceria com entidades e empresas privadas.

“Com as estações, vamos ampliar a abrangência da cobertura de forma que num raio de 500 metros, mesmo nos locais distantes, a população pode colaborar levando seus recicláveis; Nosso objetivo é que todos os moradores da cidade tenham consciência do desafio de manter uma cidade sustentável e abracem essa causa com ações em prol da sociedade e do meio ambiente”, disse Renato Rezende.

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Coleta Seletiva

Desde que o Dmae assumiu a coleta seletiva em Uberlândia, há seis anos, 22.277,18 toneladas de recicláveis já foram recolhidos até 2023 e reciclados 19.308,29 toneladas. Nos últimos dois anos, a cobertura do serviço foi ampliada de 46% para 85%.

Com uma média anual de recolhimento de 3.774 toneladas, perfazendo 312 toneladas por mês. Neste ano de 2023, o recolhimento mensal de recicláveis tem alcançado uma média de 341,8 toneladas. Com a ampliação da coleta para 100% da cidade, o número de bairros atendidos vai passar dos atuais 61 para 75.

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Estações de Reciclagem

Uma parceria entre o Dmae e o setor privado vai ampliar os pontos de entrega de recicláveis em Uberlândia. A iniciativa integra um Programa Municipal de Cooperação e Doação de Mobiliário Urbano. Ao todo 40 Estações de Reciclagem serão instaladas nos espaços públicos do município como poliesportivos, Cras e Centros de Reservação do Dmae. As estações serão confeccionadas pelos doadores e entregues ao Dmae que fará a instalação nos locais. Como benefício, a empresa ou entidade poderá divulgar o seu logotipo junto à arte da estação de reciclagem.

Documentário

Ainda durante a abertura da Semana da Reciclagem, o Dmae apresentou o documentário “Sustentabilidade, desafio de todos”. Para ampliar a conscientização ambiental na sociedade, o material aborda os desafios ambientais do mundo, do Brasil e de Uberlândia e as ações do Dmae, como a preservação das nascentes pelo programa Buriti e a educação pelo programa Escola Água Cidadã (Peac). Ele também será exibido nas atividades e eventos de educação ambiental promovidos pela autarquia e disponibilizado para outras instituições possam usar em suas ações de conscientização.