A parlamentar assume coordenação sobre o tema na Frente Parlamentar da Mineração Sustentável

Ascom/Ana Paula

A deputada federal Ana Paula Junqueira Leão assumiu nesta terça-feira (9) a coordenação de “Mineração e Basalto como condicionador de Solo” da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável – FPMin. Em seu discurso, a parlamentar defendeu a utilização do pó de rocha como importante remineralizador de solos. “Fizemos experiência com soja e milho, grandes plantações de commodities e também de agricultura familiar. Foi fantástico o resultado. Os produtores duplicaram a sua produção, inclusive as áreas de pastagem”, disse.

Além do cargo na Frente, a deputada esteve ontem (10) no Ministério da Agricultura e Pecuária para tratar do mesmo tema, o basalto. Recebida pelo Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart e o assessor do Secretário-Executivo, Cleber Oliveira, ela mostrou estudos desenvolvidos pela Companhia de Promoção Agrícola – CAMPO. “Temos estudos que mostram a eficácia do uso do basalto, seja na agricultura familiar ou em grandes plantações”, salientou.

O sucesso dos experimentos realizados em pequenas propriedades rurais de Uberlândia fez do município referência nos estudos sobre o basalto. Também motivou a criação do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil na cidade. Como coordenadora da FPMin, o principal objetivo da deputada é levar esse conhecimento aos pequenos produtores do país inteiro e capacitá-los para que eles possam produzir alimentos cada vez mais saudáveis, sustentáveis e baratos.

A parlamentar destacou também a necessidade de estimular o transporte ferroviário no Brasil para que tenhamos uma agricultura autossustentável. Inclusive, relembrou que o assunto já foi pauta em uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no Ministério dos Transportes. Segundo ela, essa medida possibilitaria o transporte de grande quantidade de alimentos de uma única vez ao seu destino, resultando em economia de frete para os produtores e preços mais acessíveis para os consumidores.