Trabalhos são feitos em parceria com órgãos do setor de segurança

Araípedes Luz/Secom-PMU

Oferecer educação de qualidade para mais de 71 mil estudantes é uma meta constante da administração municipal e a segurança nas escolas é um dos pilares desse processo de ensino e aprendizagem. Os trabalhos, que já integram a rotina nas Rede Municipal de Ensino, têm sido reforçados para ampliar a cultura da não violência nas unidades da Prefeitura de Uberlândia. Na semana passada, o prefeito Odelmo Leão se reuniu com secretários municipais e representantes de órgãos de segurança para definirem as próximas ações a serem realizadas.

Uma das medidas já colocadas em prática contempla o apoio da Polícia Militar por meio do patrulhamento escolar. Nesta segunda-feira (17), por exemplo, as escolas municipais Professor Jacy de Assis e Sebastiana Silveira Pinto, ambas no bairro Aurora, receberam a visita dos policiais pela manhã. Na Escola Municipal Inspetora France Abadia, no Jardim Patrícia, o acompanhamento ocorreu durante a tarde.

Roda de conversas

Em outra ação, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Grupo Multidisciplinar de Atendimento Escolar (Gumae), desenvolve desde março um projeto para abordar temas em torno da cultura da não violência. As rodas de conversa são realizadas por psicólogos e assistentes sociais, amparados em demandas levantadas a partir de diálogos mantidos com a comunidade escolar em 2022. Ao todo, 11 unidades de ensino municipal ainda vão receber o projeto neste semestre.

Os temas têm como referência os cinco assuntos prioritários dos eixos temáticos trabalhados pelo Gumae: “Relações interpessoais no ambiente escolar e promoção da comunicação não violenta”. “Aspectos relacionados às pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, “Corpo, afetividade e sexualidade: proteção contra a violência sexual infantil”, “Respeito às diferenças e às diversidades culturais, raciais, religiosas e de gênero” e “Perspectivas de educação e abordagens ao fracasso escolar”.

Programa Justiça na Escola

O Programa Justiça da Escola é outro projeto realizado pela SME em parceria com a Vara da Infância e da Juventude com o objetivo de aproximar o Judiciário, principalmente, das crianças e jovens de Uberlândia. Ele serve para levar conhecimento jurídico e abordar temas importantes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Violência Doméstica, por meio de palestras.

Na retomada do programa, a primeira escola a receber a ação foi a Escola Municipal Professor Jacy de Assis, no bairro São Jorge. Neste ano, oito escolas municipais, com alcance de aproximadamente 4,5 mil estudantes, foram selecionadas para recebe o projeto. Os temas são trabalhados em salas de aulas por meio de palestras e interações diretas dos representantes e parceiros com alunos do 6º ao 9º ano, na rede municipal.

Além do ECA e da Violência Doméstica, o Justiça na Escola conta com abordagens sobre outros seis eixos temáticos: Atos Infracionais, Disciplina na Escola, Prevenção às Drogas, Convivência Familiar e Comunitária no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes, Papel do Conselho Tutelar e demandas específicas e Direito e Cidadania.

O Justiça na Escola conta ainda com parcerias junto à Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros.