Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública

“Os políticos são pessoas que só vêm
os próprios interesses e não trilham
a senda das pessoas honradas.”
(‘in’ “Abraham Lincoln by Emil Ludwig”).

Um dos graves problemas do Brasil é que desde quando Aécio Neves, Michel Temer, Eduardo Cunha e os setores mais reacionários da direita no Congresso Nacional, tramaram e deram o golpe na democracia derrubando uma presidente eleita pelo voto, não houve mais nenhuma política de incremento da renda das pessoas.
Enganaram a sociedade crucificando o Bolsa Família, quando na realidade a maior politica de distribuição de renda a partir de 2003 foi o aumento real do salário mínimo nacional. Durante todo governo Lula entre 2003 e 2010, o salário mínimo foi recuperado, possibilitando ganho real ao trabalhador brasileiro.
O governo que eleva o salário mínimo atinge a grande massa dos brasileiros que vivem deste salário (75 milhões de brasileiros vivem com meio salário mínimo ou menos), com isso, os recursos foram corretamente destinados a base da pirâmide da nossa economia. Algo que com Temer e Bolsonaro foi completamente desprezado em nome do mercado financeiro e dos empresários gananciosos que apoiaram a nefasta Reforma Trabalhista e a Previdenciária.
Com salário compatível o povo gasta mais, compra mais, movimenta a economia através do comércio, serviços e faz com que todo sistema funcione. A indústria produz e com isso a cadeia da economia gira de forma crescente, gerando empregos, lucros e muitos dividendos.
O que nos leva a crer que, a burrice desses empresários está ligada ao fato de descenderem da exploração da escravidão, querem lucro máximo às custas dos trabalhadores e dos mais pobres, que aliás, odeiam e ao exercerem seus preconceitos seculares estão atirando no próprio pé.
A possível derrota nas urnas na eleição geral não vai mudar a cabeça dessa gente, vão continuar com a mesma ladainha que vem desde há muitos anos. Infelizmente para eles, o mandato de Bolsonaro foi um desastre completo, administração medíocre, que levou o país a ter o retorno da inflação, fome, economia com PIB negativo, indústria sucateada e sem perspectivas de mudanças.
Um governo que entregou as chaves dos cofres aos bandidos, aparelhou o Estado com políticos corruptos e militares incapazes, tornando-o ainda pior do que estava quando Temer passou a faixa. Os pilares de uma gestão andaram para trás, como a Educação, Saúde Pública, Habitação popular, Saneamento básico e segurança.
Não será nos próximos quatro ou oito anos que teremos índices recuperados na economia, indústria, PIB e educação, porque tudo que foi feito desde 1994 a 2015, foi jogado no lixo por Michel Temer e Jair Bolsonaro. Políticas públicas, recuperação da imagem do país, recuperação das matas e da floresta amazônica, desenvolvimento sustentável e controle da inflação são apenas alguns dos muitos problemas que serão deixados pela herança maldita de Bolsonaro ao próximo presidente.

.