Gov. MG/Imprensa

Governo avança em inovação com o lançamento do ‘Compete Minas’
Ação inclui a abertura de dois editais, no valor de R$ 100 milhões, para apoiar projetos em empresas
Para aumentar ainda mais a competitividade de empresas mineiras e estreitar as relações entre universidades e instituições de pesquisa com o setor privado, o Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (31/5), o Compete Minas. A ação inclui a abertura de dois editais, no valor integral de R$ 100 milhões, para apoiar projetos de inovação nas empresas.

(Fapemig), no bairro Horto Florestal, região Leste de BH. A Fundação é parceira da iniciativa junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG).

De acordo com o governador Romeu Zema, Minas Gerais criou, nos últimos anos, um ambiente favorável ao empreendedorismo e à atração de investimentos. No entanto, tais medidas, isoladas, não são capazes de fomentar o desenvolvimento econômico e aumentar a competitividade do estado.

“Hoje, firmamos uma importante aliança entre as universidades, empresas e governo para termos, de fato, inovação e pesquisa aplicada. Essa aproximação é fundamental para que as empresas, aqui instaladas, ofertem ao mundo produtos diferenciados e de maior valor agregado”, afirmou.

O governador lembrou que outras iniciativas já realizadas ou em curso também são importantes ferramentas na criação de um ambiente propício para a inovação. “Não se fala em inovação sem estradas bem conservadas, é preciso ter energia, mão-de-obra qualificada, desburocratização dos processos e segurança”, detalhou.

Editais do Compete Minas

Os editais do Compete Minas foram divididos em duas linhas e há previsão de que sejam publicados no dia 6/6 no site da Fapemig. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), os sistemas Fecomércio e Ocemg, e Sebrae Minas são parceiros que irão atuar na divulgação dos editais, além de fazerem parte da composição da Câmara de Avaliação de Projetos Exclusiva (Cape). A câmara é responsável pela análise da inovação e a viabilidade econômica e financeira dos projetos submetidos no âmbito dos editais do Compete Minas.