Gov. MG/Imprensa

Mesmo com a queda da temperatura nos últimos dias, o trabalho de prevenção da dengue, zika, chikungunya e febre amarela continua sendo intensificado nos 18 municípios que compreendem a área da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia. O Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (Crea) se reúne semanalmente desde fevereiro e traça estratégias junto aos municípios quanto ao trabalho da vigilância epidemiológica, assistência, gestão, comunicação e mobilização social.

Crédito da imagem: SES-MG / Divulgação

Na semana passada, nove municípios encontravam-se em alta ou muita alta incidência. Nesta semana, são sete municípios. O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, comenta sobre a redução das notificações, no entanto as medidas preventivas devem continuar. “As ações realizadas deram resultados, porém elas não devem ser interrompidas. Pelo contrário, elas precisam ser continuadas para constatarmos a real diminuição dos casos de dengue, chinkungunya e zika causados pelo Aedes aegypti”.

Segundo o último Boletim de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), dados coletados em 24/5 mostram que a região registrou 5.304 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue, sendo dois óbitos, um em Araguari e outro em Uberlândia. Em relação à febre chikungunya, foram registrados 49 casos prováveis da doença. Quanto ao zika vírus, não há caso provável.

Álvaro Francisco Braga, referência técnica regional em endemias, ressalta que a SRS Uberlândia está acompanhando de perto aquelas cidades que apresentam aumento nas notificações das arboviroses. “Quando os municípios começam a aumentar suas incidências, nós os convidamos para a reunião do comitê para saber quais foram os motivos do aumento da incidência e em que a superintendência e seus técnicos podem ajudar”. Atingindo a alta incidência, os municípios podem solicitar para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o veículo Ultra Baixa Volume (UBV). “Neste ano de 2022, seis municípios já foram contemplados com esta ação, que é complementar a outras ações”, explicou Braga.

Concomitantemente às ações de planejamento e execução do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses para o controle das doenças, os técnicos da SRS Uberlândia estão visitando os municípios que estão em alta e muita alta incidência para articular estratégias a curto prazo. “Elaboramos um roteiro de visita orientada, no qual avaliamos o cenário das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti dentro dos eixos e quais ações devem ser priorizadas para a redução da incidência. A Secretaria Municipal de Saúde nos retorna esta análise e vamos avaliando em conjunto os resultados e ajustando as ações. Estamos tendo resultados positivos com a utilização desta metodologia com diversos municípios que baixaram a incidência ou estão com tendência de queda nas notificações”, disse Conrado Augusto Ferreira de Oliveira, referência técnica regional em arboviroses.

Recursos financeiros estaduais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou aos municípios da região de Uberlândia recursos financeiros – quase R$ 1,5 milhão – para trabalhar as ações em todos os eixos. Os valores destinados a cada um dos municípios estão relacionados na Resolução SES-MG 7.733/2021, disponível aqui.