O disco nasceu em 2019 nas plataformas de streaming; show especial para celebrar o LP chegará em junho na Casa Verde Estúdio, em evento aberto ao público.

Carolina Portilho

Presente nas plataformas de streaming, o primeiro álbum solo da cantora e compositora Fernanda Vital vai ganhar versão em vinil. A turnê de lançamento do LP “Mímesis” estreia no dia 2 de junho, às 19h, na Casa Verde Estúdio, em Uberlândia (MG).
Com este trabalho, a artista se prepara para encerrar um ciclo iniciado em 2019 que se destaca por primorosa parceria com nomes de peso da música nacional.
“Mímesis é uma catarse, porque nele eu pude trazer o que há de mais orgânico no meu processo criativo, seja nas melodias ou nas letras. É uma junção de muitas coisas de tempos diferentes da minha vida, mas que juntas conseguiram compor um elemento único, uma história. E uma galera veio comigo neste projeto, tanto na produção do álbum quanto nas etapas seguintes, já durante a pandemia, quando continuamos trabalhando, na produção de clipes, de lives e de outros singles”, conta Fernanda.
TRABALHO AUTORAL
Natural de Ribeirão Preto (SP), Fernanda Vital, 35, está há 12 anos na cena musical brasileira. Ainda no interior de São Paulo, tornou-se vocalista da banda Varal de Renda, com a qual lançou seu primeiro trabalho autoral e pode rodar por palcos diversos, dentre eles unidades do SESC-SP, SESI-SP, Feiras Literárias, Virada Cultural Paulista, festivais nacionais, entre outros.
Como percussionista iniciou seus estudos no grupo Maracatu Pedra de Raio, de São José do Rio Preto (SP), aprofundando os estudos posteriormente através de aulas com professores diversos e também estudos autodidatas, mais direcionados à cultura popular.
Foi o trabalho como professora de biologia que a trouxe para Uberlândia, onde se estabeleceu há seis anos e decidiu iniciar carreira solo. Nesta nova fase, passou a investir na mistura de sonoridades brasileiras, sua maior referência, com beats eletrônicos e ideias mais experimentais.
Manoel de Barros, Patativa do Assaré, Gal Costa e Björk são alguns dos nomes que aparecem entre as referências dessa paulista radicada em Minas Gerais e defensora da agroecologia.
O resultado está nas letras marcadas pela presença da complexidade que permeia o universo feminino e da diversidade intra e entre seres, com forte conexão com elementos da natureza.
Inclusive, a palavra “mímesis”, que dá nome à faixa-título do álbum, remete ao conceito de uma nova visão através do olhar sobre as coisas, sobre a natureza, no qual tudo se mistura, em uma linha tênue entre o eu e o outro, o dentro e o fora. Um desafio que Fernanda Vital aceitou enfrentar.
Nesse processo, diversos nomes estiveram ao seu lado. A produção musical do disco é do baterista e produtor Bruno Buarque (Barbatuques, Céu, Criolo) sendo este todo produzido no Estúdio Minduca, de Bruno, em São Paulo.
O álbum ainda conta com Zé Ruivo (Céu) e o baixista Fábio Sá (Gal Costa, Jards Macalé, Ceumar). Houve também participações do Mestre Tião Carvalho, Daniel Gralha (Bixiga 70), Moita Mattos (Porcas Borboletas), Ricardo Herz e Gustavo Dias.
Acompanhando Fernanda nos shows autorais (SIM-SP, Festival Timbre, Festival Arte na Praça, Festival Cena Cerrado, etc) estão os músicos Lukas Simon, Gustavo Dias, Pedro Vianna e agora, mais recentemente, Lucas Paiva. Fernanda também se apresenta com o trio de forró uberlandense Forró de Amaralina, acompanhada de Jack Will e Daniel Sobreira.
LANÇAMENTOS

Para o LP de Mímesis, Fernanda destaca sete faixas inéditas de sua autoria e mais duas releituras. Uma é a faixa bônus “Pra Quem Tá Quente”, lançado como single em 2020, dos artistas pernambucanos Otto e Pupillo.
A outra é Maranhão, música da cultura popular com participação do renomado compositor, cantor e mestre de Boi do Maranhão, Tião Carvalho, sendo talvez este o ponto mais alto da carreira da cantora.
Quem for à Casa Verde Estúdio, no dia 2 de junho, poderá não só conferir as versões ao vivo do álbum, como também adquirir o vinil de “Mímesis”. A entrada será franca, com oportunidade para contribuições voluntárias.
Quem compõe a banda com Fernanda neste show é o guitarrista Lukas Simons, o contrabaixista Pedro Viana, Gustavo Dias no violino e Lucas Paiva na bateria. Além da banda estão confirmadas as participações especiais de Lucas Oliveira, no Baixo Acústico, de Marina Maschio, no violão e voz, e de Bruna Brunu nos vocais.
Também em junho, Fernanda lança uma remix da música Love and Caos, lançada no ano passado em parceria com a banda Deep Leaks. Quem assina produção da faixa é Malka Julieta (Starfish 100, Omega Mary, We Say Go, MC Tha), multiartista e idealizadora do primeiro selo musical brasileiro voltado a artistas trans, e residente da festa de rua Mamba Negra, ícone da resistência LGBTQIA+ em São Paulo.
SERVIÇO
O quê: Show de Lançamento do vinil Mímesis, de Fernanda Vital
Quando: 2 de junho
Horário: 19h
Onde: Casa Verde Estúdio, rua Johen Carneiro nº 6, bairro Tabajaras
Entrada: Contribuição Voluntária
Para mais informações, acompanhe a Fernanda Vital no YouTube e no Instagram