Projeto do Ministério da Saúde busca identificar os agravos bucais mais prevalentes na comunidade; Morumbi e Granada são os bairros participantes da pesquisa

Secom/PMU

A partir desta semana, as equipes da Rede de Atenção à Saúde Bucal estarão engajadas no processo de avaliação das condições da saúde bucal de dois setores de Uberlândia. As ações fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2020, que busca identificar os agravos bucais mais prevalentes na comunidade e seus impactos na qualidade de vida.
Serão entrevistadas e examinadas, em suas casas, pessoas com idades de 5 e 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. O levantamento proposto pelo Ministério da Saúde é coordenado por uma equipe de professores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em Uberlândia, professores da Faculdade de Odontologia da UFMG orientam o levantamento epidemiológico, que acontecerá em duas regiões, conforme sorteio realizado pela UFMG.
“As equipes de campo, responsáveis pela coleta de dados no município, percorrerão os domicílios dos bairros Morumbi e Granada para avaliar as condições de saúde bucal dos moradores. A pesquisa, além de mapear os agravos bucais e criar uma base de dados, também ajuda o Ministério da Saúde a planejar e avaliar as ações e serviços do SUS para a cidade”, explicou a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde Bucal, Mariana Borges de Paiva.
Os envolvidos no projeto estão finalizando os treinamentos, já que a fase de pesquisa de campo iniciará no dia 25 de maio. Os profissionais estarão uniformizados e portando crachá de identificação. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com as unidades de saúde dos bairros participantes da pesquisa.