Ascom/UFU

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esclarece que, apesar de toda a sua importância para a região tanto no atendimento à saúde da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na formação de profissionais de saúde, não é o gestor do SUS. A gestão da demanda (desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade) é dos municípios. Cabe às secretarias municipais contratar serviços de saúde para atender seus munícipes.
Há mais de 50 anos, o HC atende à demanda de média e alta complexidade de 27 municípios da região ampliada de saúde Triângulo Norte, com reconhecida competência e responsabilidade, por meio de contratualização. Ou seja, presta serviços especializados de saúde, por meio de demanda enviada pelas secretarias municipais de saúde. O contrato/convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Uberlândia e o Hospital de Clínicas é monitorado por uma comissão e, até o momento, não há notificação de metas contratualizadas não cumpridas.

Destacamos que, durante a pandemia de covid-19, o HC-UFU, graças ao apoio da Ebserh, chegou a contar não com apenas três, mas com 113 leitos em operação exclusivos para atendimento a pacientes com covid-19 (enfermaria e UTI). Ao mesmo tempo, garantiu os demais atendimentos à saúde; por exemplo, dos traumas, infartos, doenças oncológicas, doenças neurológicas e cirurgias complexas e atendimentos do Pronto-Socorro – que, por sinal, é um dos maiores do Brasil e opera constantemente acima de sua capacidade máxima.

A Direção do Hospital de Clínicas e a Reitoria da UFU lamentam que o Chefe do Executivo Municipal não reconheça o papel do HC-UFU no oferecimento de relevantes serviços prestados à população e reduza a atuação do Município, que tem gestão plena do SUS, somente à oferta de Atenção Básica à Saúde.

Colegiado Executivo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia
Caso deseje sair do boletim infomativo, clique aqui