Ivan Santos – Jornalista
A inflação ascendente voltou debaixo dos céus da pátria neste instante. A Petrobrás, estatal controlada pelo Governo, anunciou hoje que amanhã a gasolina vai subir 7%. O livro do precioso combustível vai ficar mais caro para os consumidores. O gás de cozinha também vai subir 7% e ficar mais caro. Esta é a segunda alta desses dois produtos em 10 dias. Na semana passada a Petrobrás aumentou o óleo diesel em 9%.
Novos aumentos virão nos próximos dias. Os aumentos deverão acompanhar os preços internacionais cotados em dólar. Se o Real enfraquece e o dólar fica mais caro, os preços dos produtos importados e os de petróleo sobem. A Petrobras, em nota para os consumidores avisou que “os aumentos serão importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores além da Petrobrás”.
O aviso na nota da Petrobrás fui bem claro: os preços dos derivados de petróleo vão continuar subindo e assim vão alimentar a inflação. Hoje o IBGE informou que a inflação oficial no Brasil subiu em setembro 1% e já chegou em 10,25 em 12 meses. Quem for a um supermercado, mercearia ou açougue verá a cara limpa da inflação nos preços dos produtos da Cesta Básica e nos dos supérfluos.
O presidente Capitão Mito acusa o ICMS cobrado pelos governos dos Estados como o vilão causador dos seguidos aumentos dos combustíveis. Isto é apenas uma dissimulação. Nos preços dos combustíveis também estão embutidos impostos federais e custos de distribuição e de venda nos postos. As despesas ocorrem em cadeia. Gasolina barata só em sonho de noites de verão.