Ivan Santos- Jornalista
Vários sonhadores liberais continuam firme em Santa Cruz onde defendem um Mito que luta contra comunistas fantasmas e esquerdistas desvairados. Algumas pessoas que perceberam dificuldades, as atribuem aos governadores que proibiram muita gente trabalhar por imposições de autoridades encarregadas de combater uma pandemia virótica mundial.
O Mito nada pôde fazer porque a oposição, os comunistas e os governadores não deixam. Conclusão: se o Mito não pôde governar até hoje também não terá condição de governar amanhã. Esta é uma conclusão elementar.
A vida na Terra de Santa Cruz governada pelo Mito não está boa. Os preços dos alimentos subiram muito. Os pobres (a maioria do País) não tem dinheiro para comprar a carne do churrasco semanal ou mensal. A gasolina sobe de 15 em 15 dias e o Mito aponta culpados: os governadores – que cobram elevado ICMS sobre os combustíveis.
O Mito comemora o maior lucro de todos os tempos na Petrobrás, a empresa estatal que tem o monopólio nacional para vender gasolina. A culpa dos malfeitos é dos comunistas ocultos e dos chineses que também são comunistas vermelhos como os cubanos. Gente má e perversa inimiga de Deus.
Os investidores nacionais e internacionais não confiam no futuro de Santa Cruz onde a inflação sobe como no passado e o líder nacional alimenta uma crise política que ameaça desestabilizar o equilíbrio harmonioso outrora existente entre os três poderes. Os projetos de produção econômica ficam nas gavetas ou cofres a espera de um milagre que restabeleça a paz e a segurança.
A associação da inflação com juros ascendentes não anima ninguém depois de dois anos de pandemia e perto de 600 mil mortos. A produção de bens econômicos e serviços precisa voltar, pelo menos, ao nível pré-covid. Resta saber quando o líder nacional decidirá ligar as turbinas para gerar a energia necessária à reativação do trabalho com renda para todos. Sem renda o comércio não anda firme e Santa Cruz continuará à deriva.