Ivan Santos – Jornalista

Já ouvi algumas pessoas dizerem que são da direita política porque entendem que os da esquerda são os que praticam atos errados. Só os da direita são corretos e bons; os da esquerda são errados e maus. Esta é uma interpretação errada, própria de analfabetos políticos.
Direita e esquerda tornou-se uma designação política comum após a restauração da monarquia francesa em 1815 e foi aplicado aos defensores da burguesia e da nobreza (direita) e os independentes ou da esquerda que defendiam a revolução para uma nova ordem social com a valorização do terceiro estado (o povão).
Esta divisão apareceu na Assembleia Nacional francesa. Eram da direita os parlamentares que se sentavam à direita do presidente da Assembleia. E da esquerda os que se sentavam à esquerda do presidente.
O termo “direita” tem sido usado para se referir a posição dos conservadores e defensores das camadas privilegiadas da sociedade ao longo da história da humanidade. Os da “esquerda” são os que defendem uma nova ordem social lcom a incersão de pobres e ricos na mesma estrutura social.
O uso do termo “esquerda” passou a ser considerado depois da restauração da monarquia francesa em 1915 e foi aplicado aos independentes que defendiam o fim da monarquia e a transformação do estado francês numa república. Depois passou a ser aplicado a todos os movimentos sociais entre os quais o socialismo, comunismo, socialdemocracia, anarquismo e hoje, o ambientalismo.
Quem se posiciona à “direita” não são todos direitos e bons; nem todos os da “esquerda” são errados ou maléficos.