Ecocaminhão vai fazer o recolhimento dos recicláveis todas as terças-feiras, a partir das 13h30

COMUNICAÇÃO DMAE

Os bairros Nova Uberlândia e Novo Mundo passam a contar com o serviço de Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) a partir das 13h30 desta terça-feira (27). Essa nova fase da ampliação já alcança 57 bairros da cidade. O ecocaminhão vai coletar os materiais recicláveis, separados pelos moradores, uma vez por semana.

O supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa, destacou que a população tem colaborado com o serviço. “A iniciativa de expansão da coleta seletiva tem sido elogiada pelos moradores. Nosso objetivo com a ampliação é aumentar o recolhimento de recicláveis e ao mesmo tempo conscientizar a todos sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente”, afirmou.

Conscientização

Nesta semana, o Núcleo de Coleta Seletiva está realizando uma ação de conscientização nos bairros, para que os moradores fiquem informados sobre o funcionamento do serviço. “Distribuímos folhetos e imãs de geladeira nas caixas de correio das residências, informando o dia em que o ecocaminhão passa pelo bairro e a maneira adequada de fazer a separação”, aponta Arthur.

Os recicláveis, recolhidos na Coleta Seletiva, são destinados a cinco associações e uma cooperativa de recicladores. Além dos bairros Nova Uberlândia e Novo Mundo, a ampliação vai atender, até o final de agosto, os bairros: Aclimação, Canaã, Chácaras Panorama, Granja Marileusa, Ipanema, e Mansões Aeroporto (Confira abaixo o cronograma).

Funcionamento

O ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e na região central o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização própria com aviso sonoro de que a coleta seletiva está passando nas ruas dos bairros. Assim os moradores podem colocar os recicláveis na rua.

O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)

Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).

Confira a programação de ampliação do serviço para os novos bairros

Julho
27/07 Nova Uberlândia e Novo Mundo

Agosto
12/08 Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa
18/08 Chácaras Panorama
30/08 Jardim Canaã