Ivan Santos – Jornalista

O velho neoliberalismo ainda festejado no Brasil pelo líder nacional Capitão Mito está a ser contentado pela crise desencadeada no mundo pela pandemia do Corona. No Brasil o governo já gastou mais de R$ 1 trilhão para manter parte das empresas funcionado por causa da paralisação de parte da produção causada pelo recolhimento social recomendado pelas autoridades sanitárias para evitar a superlotação dos hospitais durante a pandemia.
Neste momento, com mais de 25% da população completamente vacinada, há sinais de controle da pandemia com um nível de mortes que diminui de uma semana para outra depois que o pico atingiu mais de 3 mil falecimentos por dia.
Neste momento o governo do Brasil precisa começar a planejar a economia para a realidade depois da pandemia. O governo do Capitão Mito, sem explicação racional, extinguiu o Ministério do Planejamento. A dura realidade indica que as transformações pelas quais passa o mundo e o Brasil hoje obrigam o governo a cuidar de planejamento para caminhar com segurança nos dias que virão.
Vai ser preciso planejar e modernizar a produção econômica se o Brasil quiser competir nos mercados internacionais e decidir abrir o mercado interno para a competição como recomenda a moderna economia liberal. O líder nacional, Capitão Mito precisa começar, e com urgência, a preparar o Brasil para a realidade pós-pandemia. O modelo político que temos não dá mais. Acabou. A nova realidade precisa ser construída com engenho, arte, paciência e competência. Politicagem não dá mais fruto. Dá é muita decepção e dor de cabeça.