Cerca de 500 pontos de luz serão substituídos pela tecnologia à led

Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia, segue nesta semana com o cronograma de modernização da iluminação pública da cidade, que é realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a empresa Engie. A partir desta quinta-feira (10), estão sendo substituídas 574 luminárias por lâmpadas de LED, proporcionando melhorias, eficiência e economia. A programação atual contemplará oito bairros do município.

Os bairros contemplados nesta etapa são: Novo Mundo, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Bom Jesus, Nossa Senhora Aparecida, Brasil, Marta Helena e Tibery. Ao todo, o contrato prevê a troca de toda a iluminação pública da cidade, ultrapassando 90 mil pontos de luz.

Atendimento amplo

Pelo contrato da PPP da Iluminação Pública, conforme a necessidade, é feita ainda troca de braços, relés, cabos e iluminação de destaque, além de se ampliar a rede. Outro destaque da parceria é a implantação da telegestão, que possibilita a verificação do comportamento de 25% das luminárias por meio de interface integrada e on-line com a Central de Controle e Operação (CCO), o que oferece rapidez na detecção de falhas de equipamentos. A população pode encaminhar demandas à CCO pelo 0800 006 1739.
Desde a assinatura do acordo, no fim de janeiro de 2020, já foram modernizados com a tecnologia Led, mais de 48 mil pontos de iluminação, gerando aproximadamente 30% de economia no consumo do município até o momento.

Confira as vias que terão a iluminação modernizada a partir desta semana:
• Avenida Segismundo Pereira
• Rua Antônio Crescêncio
• Rua Curitiba
• Rua Niterói