Ivan Santos – Jornalista

Para alguns setores do mercado e da sociedade brasileira a economia no atual governo vai muito bem. O PIB vai subir mais de 5%, as exportações de commodities vão muito bem com preços positivos há mais de um ano, os juros estão baixos e a renda das empresas, apesar da Pandemia, são positivas. Neste grupo estão os que comemoram as altas na Bolsa de Valores e rendas de capitais investidos no mercado financeiro. Este é o Brasil dos que estão felizes com o governo do Capitão Mito Bolsonaro.
Do outro lado está o Brasil dos pobres. Neste viva a maior parcela da população que não está feliz. Neste grupo cada pessoa já consumiu 96,7 quilos de carne por ano e hoje não consome mais de 26,4 quilos, segundo estimativas da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento do Ministério da Agricultura. Isto no Brasil é indicativo real de empobrecimento. O preço de carne subiu em média 35,7% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE.
Não só a carne subiu muito. Os preços dos óleos e gorduras aumentaram 53,9%, os cereais entre os quais arroz e feijão subiram 40,8%, os derivados de leite subiram 11,3%. A energia, o gás de cozinha e os combustíveis subiram mais de 21% nos últimos 12 meses e agora a tarifa residencial na emergia passou para a faixa vermelha. Isto, em qualquer economia do mundo é inflação ascendente.
Para vários economistas, a inflação no Brasil atual foi turbinada pela alta do dólar e por posicionamentos políticos equivocados pelo comandante do governo central e pela condução indefinida da economia nacional. Hoje tem muita gente comemorando o crescimento de 1,2% do PIB do primeiro trimestre e a maioria da população a ver navios num cais solitário e 14,5 milhões de desempregados continuam esperando Godot.