Representantes do Legislativo patense conheceram a sede e as estações de tratamento de água e esgoto de Uberlândia

COMUNICAÇÃO DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu, nesta quarta-feira (14), a visita dos vereadores de Patos de Minas, João Marra e Cabo Batista. Na oportunidade, os edis conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim. Também estiveram na sede da autarquia e trocaram informações sobre o funcionamento dos serviços municipais relacionados à coleta de lixo e à drenagem pluvial.

O diretor geral, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou que o Dmae se encontra de portas abertas e sempre disponível para compartilhar experiências que levam o bem estar aos cidadãos. “Temos que compartilhar nossos conhecimentos. Uberlândia hoje é referência na região e também é a terceira cidade do Brasil no ranking de saneamento básico. Temos um grande prazer compartilhar nossas experiências, para que assim, possamos levar ainda mais qualidade de vida a todos que compõem nossa região” afirmou.

Para o vereador Cabo Batista, conhecer as instalações de tratamento de água e esgoto de Uberlândia foi muito positivo. “O Dmae é uma referência para Minas Gerais. A recepção foi excelente”, disse. Já o vereador João Marra destacou o que aprendeu sobre os sistemas de tratamento de água e esgoto. “Aprendi muito, hoje foi um dia construtivo. Quero levar esse aprendizado para a minha cidade”, afirmou.

Ranking do Saneamento

Uberlândia é referência em saneamento. Recentemente, a cidade ficou em terceiro lugar do país no ranking nacional de saneamento básico do Instituto Trata Brasil de 2021. Segue também como a primeira do Estado e a primeira do ranking nos municípios com mais de 500 mil habitantes e com um serviço 100% público.

Capim Branco

O Dmae também está ampliando o sistema de abastecimento com a ETA Capim Branco, que está em fase de pré-operação. O novo sistema tem capacidade de produção de 2 mil litros por segundo. Em conjunto com os outros dois sistemas vão água tratada para até 1,5 milhão de habitantes.