“Cada sábio tem a sua ignorância,
e cada ignorante, a sua sabedoria”
Autor desconhecido

Rafael Moia Filho*

A pandemia pegou quase todos os países de surpresa no planeta. A diferença é que alguns destes países imediatamente recorreram a ciência, ouviram a medicina e se uniram em torno de um objetivo comum – salvar o maior número de vidas possíveis.
Enquanto as autoridades destes países estudavam o novo vírus e tentavam desenvolver uma vacina, simultaneamente informavam suas populações sobre os riscos, perigos e como deveriam se comportar para minimizar a contaminação entre a sociedade.
Esse processo teve maior ou menor sucesso dependendo de dois fatores primordiais, que são a capacidade de liderança e governabilidade dos responsáveis por estas nações e a capacidade de entendimento dos cidadãos.
Nesta conta não entra a questão financeira dos países, mas sim quais possuem os melhores índices educacionais, pois são nestes países que o investimento em pesquisa, ciência e educação destoam da maioria dos países do mundo.
Quem tem educação de qualidade e evoluída, possui acesso fácil da população a todos os segmentos, facilidade de compreensão de normas e regras, obediências as leis e rapidez no entendimento das mesmas.
Motivo pelo qual assistimos Finlândia, Japão, Singapura e Noruega se destacarem nos quesitos da educação e das pesquisas médicas e cientificas.
Fica assim mais fácil compreender porque países gigantes como o Brasil navegam em rios de sangue pelas mortes da covid. Investimento baixo em pesquisas e ciência, educação relegada a terceiro plano, desrespeito a vida, as leis e ao próprio país levam a este estado de coisas.
Para completar temos um presidente e políticos despreocupados com o país, a saúde, educação e o povo em geral. Pensam nas suas reeleições, no poder e os recursos que vão auferir ao longo de suas vidas na profissão “Político”.
Esse descomprometimento se traduz numa legislação que favorece e dá imunidade a corrupção que eles praticam e ainda por cima dificultam o acesso da sociedade aos benefícios sociais.

* Escritor, Blogger, Analista Político e Graduado em Gestão Pública.