Ivan Santos*

O Centrão que pressionou e conseguiu ver a demissão do chanceler Ernesto Araújo, já deu um sinal claro que deseja o afastamento do “Posto Ipiranga”, o todo-poderoso ministro da Economia, Paulo Guedes. Por que o Centrão quer ver Paulo Guedes fora do Ministério? Simples! Elementar, meus caros amigos. Elementar. É porque o Centrão quer dinheiro; muito dinheiro para financiar obras populares nas bases eleitorais. Obras que garantam aos senadores e deputados do grupo direitista uma reeleição tranquila. As obras são da escolha do povo: praças esportivas, creches, clubes recreativos e até obeliscos em praças estratégicas para os moradores de uma cidade ou vila. Paulo Guedes só fala em austeridade, em vender empresas estatais e num tal de superávit primário para pagar serviços e amortizações das dívidas da União. Em véspera de eleição é preciso botar na Economia um “ministro obreiro” para ajudar os companheiros na eleição de 2022.
Paulo Guedes é um economista qualificado e respeitado, mas ele fala economês e os deputados e senadores, em ano véspera do da eleição, só falam e entendem a linguagem politiquês. Os parlamentares do Centrão que apoiam o Governo, não entendem economês; e o Dr. Guedes não entende politiques. O tradutor para ambas as línguas seria o Capitão Mito, mas ele está preocupado é com prejuízos no trabalho por casa da ameaça de loockdown pregada pelos governadores. Também preocupam as ordens de prefeitos que proíbem a circulação livre de pessoas. Esta situação atrapalha a produção econômica que gera fome e intranquilidade.
Este assunto é sério. Se Paulo Guedes decidir deixar o Ministério da Economia ainda no primeiro semestre deste ano, ninguém se surpreenda se o Capitão chamar para resolver de uma vez por todas o reaquecimento da produção econômica, O nome para esta missão não é outro senão o do professor-astrólogo, Oswaldo de Carvalho. Com ele o governo poderá endireitar a economia e o Brasil sem muito esforço. A ordem do Dia vai ser: Direita, volver!

*Jornalista