Cerca de 45 hectares serão recuperados em APPs de 14 propriedades rurais

Secom/PNU

Neste mês de dezembro, 45 mil mudas nativas do cerrado estão sendo plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) pelo Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A temporada 2020 foi iniciada na semana passada e vai proteger uma área de 45 hectares em 14 propriedades rurais.

O plantio das mudas vai reforçar a recuperação de APPs nas bacias do rio Araguari do ribeirão Bom Jardim, que sofreram algum tipo de degradação ambiental. A ação começou na Fazenda Rancho Queimado, do córrego de mesmo nome que deságua no ribeirão Bom Jardim. Na propriedade, uma área de quatro hectares já foi cercada e protegida e agora está recebendo 4 mil mudas para a sua recomposição vegetal.

A iniciativa foi elogiada pelo produtor rural Fernando Pereira Barbosa, que destacou a importância do programa em benefício do clima e da produção de água. “A água é um bem essencial para a vida e necessário para todas as nossas atividades. Para isso, a proteção das nascentes é fundamental”, ressaltou.

O supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, destacou que o plantio é realizado no período chuvoso, com coroamento (limpeza ao redor da muda), aplicação de calcário, adubo, formicida e gel hidroretentor. “Por este método, o gel hidroretentor mantém a muda com água por oito dias, melhorando a sobrevivência da planta nesta fase inicial do plantio”, explicou.

Ações
Neste ano, além do plantio, o Buriti já executou 60 mil metros de cerca linear, em 32 propriedades rurais das bacias dos rios Uberabinha e Araguari, bem como do ribeirão Bom Jardim. O cercamento nas propriedades é realizado em áreas de nascentes ou de preservação permanente (APP) com o objetivo garantir a proteção e regeneração das áreas protegidas. As melhorias também incluíram 3.920 horas-máquina, com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais.

Em novembro, o Dmae realizou a 2ª etapa da manutenção das mudas plantadas na temporada do ano passado. Nesta fase foi feito o replantio de 8 mil mudas nativas, aliado ao controle de pragas, limpeza e adubação.

Programa
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação (2008) já foram realizados 530 mil metros lineares de cerca e o plantio de 413 mil mudas nativas. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.